RECURSOS AUDIOVISUAIS
Usando Recursos Audiovisuais
Lembrem-se: Nenhum recurso audiovisual é em si
mesmo eficaz ou ineficaz.
1. O MÉTODO AUDIOVISUAL DEPENDE:
1. Da habilidade do líder.
2. Do tamanho do grupo.
3. Do propósito.
4. Da habilidade dos alunos.
5. Do equipamento.
6. Do tempo disponível.
7. Do custo.
2. OS RECURSOS AUDIOVISUAIS APRESENTAM
VANTAGENS:
1. Atrai a atenção.
2. Domina a atenção.
3. Aumenta a retenção.
4. Torna a aprendizagem mais rápida.
5. Prepara o ambiente.
6. Desperta a motivação do aluno.
Cada aluno é diferente em sua característica
pessoal.
O aluno precisa ter sua atenção atraída pelo
professor.
O conteúdo ensinado precisa ser compreendido e
retido na mente do aluno.
O aluno precisa sentir-se motivado para a
aprendizagem do conteúdo que está sendo ensinado.
Daí apresentarmos aqui a lista de vantagens que
encontramos nos Recursos Audiovisuais.
Responda a seguinte pergunta:
1. Por que os recursos audiovisuais não são eficazes
ou ineficazes em si mesmo?
Comente os seguintes assuntos sobre as
Vantagens dos Recursos Audiovisuais:
1. Atrai a atenção do aluno.
2. Aumenta a retenção do aluno.
3. Desperta motivação no aluno.
3. TIPOS DE RECURSOS AUDIOVISUIAS
Todos têm presenciado o avanço da tecnologia
nos últimos dez anos; principalmente com a democratização da Internet a
Educação a Distância tem aproximado o aluno das oportunidades de aprendizagem e
capacitação em seu próprio ambiente, sem a necessidade de locomover-se para os
grandes centros em busca de aprimoramento.
O uso de equipamentos como os projetores
multimídia, os computadores portáteis, os DVD´s, têm entrado nas salas de aulas
e ajudado garantir as vantagens dos recursos audiovisuais exigindo do professor
aprimoramento de sua habilidade para uso dos equipamentos tecnológicos à sua
disposição.
É bom lembrar que esses equipamentos ainda não
estão ao alcance de todas as classes de estudos, principalmente em nossas
igrejas evangélicas.
Mas ainda há lugar para os bons e velhos
recursos audiovisuais que oferecem aos professores ferramenta importante para
aplicação do conteúdo que vai ensinar aos seus alunos.
É isto que estudaremos a partir deste Tópico.
Filmes podem ser encontrados nas locadoras, ou
adquiridos nas lojas especializadas tanto na versão DVD ou ainda Vídeo Cassete.
Use filmes da seguinte maneira:
1. Mostrar um filme inteiro para começar um
estudo.
2. Use como método de discussão.
3. Mostre como introdução ou revisão de um
estudo.
4. Mostre parceladamente, parando para
discussão.
5. Peça aos observadores para anotarem as
idéias para comentário posterior.
Use filmes:
1. Para assegurar participação emocional.
2. Quando tiver equipamento disponível.
3. Para apresentar sons e cenas reais.
4. Para diminuir o tempo necessário para o
treinamento.
5. Para atrair a atenção.
6. Para despertar interesse.
7. Para deixar impressões profundas.
8. Para aumentar a retenção.
9. Para prover variedade em experiências de
aprendizagem.
10. Para tornar a aprendizagem uniforme.
Vantagens
1. Aproxima experiências da vida real.
2. Apela às emoções.
3. Apresenta movimentação, tempo e seqüência.
4. Assegura apresentação bem fundamentada por
meio de professores hábeis.
5. Pode ser usado de várias maneiras, apresentado
em parte ou o filme todo.
6. Faz uso da visão e da audição.
Limitações
1. Indisponibilidade de filmes.
2. Indisponibilidade de equipamento.
3. Necessidade de pessoas habilitadas para
operar o equipamento.
4. Necessidade de sala apropriada.
5. Alguns filmes são muito longo para serem
usados com grupo de discussão.
Cartaz é um símbolo visual que apresenta uma
idéia e a explana.
Use cartaz
1. Para atrair a atenção.
2. Para desenvolver uma idéia.
3. Para apresentar uma informação.
4. Para um grupo que sabe ler.
5. Quando o orçamento for limitado.
6. Para grupo s pequenos.
7. Para introduzir ou rever um assunto.
8. Para salientar pontos chaves.
9. Como variedade para métodos de discussão.
10. Para a aprendizagem mais rápida.
11. Para aumentar a retenção.
Vantagens.
1. Atrai a atenção.
2. Pode ser preparado com antecedência.
3. Preço acessível.
4. Pode ser usado de várias maneiras.
5. Pode ser usado repetidas vezes.
6. Notas podem ser escritas à margem das
folhas.
7. Pode ser feito de material acessível.
Limitações
1. Não ode ser usado com grupo grandes.
2. Menos flexível para usar do que o quadro de
giz.
3. Requer habilidade para preparar.
Responda as seguintes perguntas:
1. Qual é a melhor ocasião para se usar filmes?
2. O que mais facilmente pode ser apresentado
em um cartaz?
3. Comente a seguinte a seguinte afirmação:
"A apresentação de um filme aproxima o
aluno das experiências da vida real"
4. Por que cartazes não deve ser usado com
grupos grandes?
Escolha um dos tipos de cartazes sugeridos, e
prepare sua apresentação do conteúdo de aprendizagem para os seus alunos em sua
classe.
Mapas é uma representação, geralmente plana, da
superfície da terra ou alguma parte dela.
Use mapas:
1. Para tornar a apresentação documentada.
2. Para mostrar a posição relativa do tamanho
dos lugares.
3. Para atrair a atenção.
4. Para despertar a motivação.
5. Para aumentar a retenção.
6. Para tornar a aprendizagem mais rápida.
7. Para assegurar a participação dos alunos.
8. Para ajudar no planejamento de uma rota.
Vantagens
1. Preço acessível.
2. Fácil manipulação.
3. Uso variado.
4. Pode ser usado por líderes e alunos.
5. Pode ser usado várias vezes.
6. Torna o ensino documentado.
7. Atrai a atenção.
8. Intensifica interesse.
9. Aumenta a retenção.
10. Torna a aprendizagem mais rápida.
Limitações
1. Pode ser desatualizado
2. Perde-se com facilidade se não
cuidadosamente conservado.
3. Pode não ser encontrado com facilidade.
4. A maioria dos líderes não sabe usar mapa com
criatividade.
Escolha um dos tipos de mapas sugeridos, e
prepare sua apresentação observando em que circunstância é possível usar um
mapa (Exemplo: Uma aula sobre viagens missionárias do Apostolo Paulo é possível
usar mapas).
Quadro de Giz é uma superfície especialmente
preparada para apresentação do conteúdo do assunto, e poderá ser usado de forma
bem criativa.
Use o quadro de giz:
1. Porque é o meio mais usado e em
disponibilidade.
2. Quando o grupo tiver que fazer anotações.
3. Quando o assunto não carecer de registro
permanente.
4. Para esboçar um assunto para uma reunião.
5. Para assegurar a participação do aluno.
6. Para atrair atenção.
7. Para despertar motivação.
8. Para aumentar a retenção.
9. Para tornar a aprendizagem mais rápida.
Vantagens
1. Preço acessível.
2. Disponibilidade.
3. Uso variado.
4. Pode ser usado várias vezes numa só
apresentação.
5. Uso simples.
6. Atrai e mantém a atenção.
7. Intensifica interesse.
8. Aumenta a retenção.
9. Intensifica a aprendizagem.
10. Assegura a participação do aluno.
Limitações
1. A matéria que se escreve é de uso
temporário.
2. É comum.
3. É geralmente estacionário.
4. Não pode ser usado com grandes grupos.
5. Certas pessoas não sabem usar o quadro de
giz de maneira atraente.
Obs. Atualmente você encontra no mercado um
QUADRO BRANCO que é usado com tipo especial de caneta para escrever os
assuntos.
Escolha uma das sugestões de QUADRO DE GIZ e
prepare sua apresentação observando em que circunstância é possível usar um
quadro de giz. (esboço do tema ou assunto, por exemplo).
Use o Recurso Filme Cinematográfico e faça
aplicação em sua sala de aula, ou grupo de estudo (Escolha um filme que esteja
relacionado com o assunto que vai abordar em sala de aula).
1. Observe na apresentação do Recurso Filmes o
que diz o item "Use Filmes"
2. Leia quais são as vantagens e limitações.
BIBLIOGRAFIA
Ensino Dinâmico e
Criativo, Leroy Ford, JUERP
Ensino Dinâmico,
como mudar o comprtamento em sala de aula, Sophia Steibel, IBER
Planejamento do
Ensino e Treinamento, Leroy Ford, JUERP
As Sete Leis do
Ensino, John Milton Gregory, JUERP
A Pedagogia de
Jesus, o Mestre por Excelência, JUERP
http://didaticaemetodos.blogspot.com.br/2010/10/recursos-audiovisuais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário