EBD

HINOS 02

NOVO SOM-CONSOLO E HINOS

Novo Som e Hinos da Harpa

MUSICAS EVANGELICAS ANTIGAS

sábado, 22 de dezembro de 2018

54-PORQUE A EBD TEM POUCA FREQUENCIA?






Acesse nossos Sites e Curta as Nossas Páginas do facebook
NOSSAS PAGINAS DO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/MarciodeMedeirosLima/
https://www.facebook.com/Empregos-e-Concursos-P%C3%BAblico…/
https://www.facebook.com/Lindasimagens
https://www.facebook.com/pages/EBD-PARA-TODOS/323393887845157

Nosso perfil no LINKEDIN:
http://marciodemedeiros.blogspot.com/



PORQUE A EBD TEM POUCA FREQUENCIA?
    
Eu conceituo a EBD [Escola Bíblica Dominical] como sendo um lugar de crescer em sabedoria, graça e conhecimento. Contudo, me pergunto: Até quando? Tristemente eu me pergunto. Até quando os cristãos virarão suas costas à EBD?
     Somos um país evangelicalizado e assim, temos um arraial mui grande de crentes que tem por costume freqüentar os cultos, em maior volume numérico, aos domingos.             Se é verdade que amamos tanto a Palavra de Deus e assim cremos que ela é, porque faltamos tanto aos cultos de ensino? Por que lemos tão pouco a Bíblia? Sem dizer os livros teológicos, a saber, os comentários bíblicos. Erramos em não conhecer a Deus e ao seu poder [Mt 22.29]. Sempre digo que no culto evangelístico as pessoas recebem no coração a boa semente do Evangelho, se convertem ou são convertidas, contudo, na EBD, essas sementes nascem, crescem e criam raízes espirituais profundas.

Comumente todas as Igrejas protestantes, sejam elas históricas/tradicionais, pentecostais ou neo-pentecostais, tem EBD aos domingos pela manhã e cultos evangelísticos à noite, porém, cerca de 20 a 30% da membresia frequenta a EBD, inclusive, muitos obreiros também faltam e não dão o devido valor. Há casos até em que a presença das crianças supera a presença dos adultos! É um descaso total dos membros. Por outro lado, a liderança ignora esse fato e nada faz eficientemente para reverter o quadro. Penso que este estado frio pode ser mudado.

Ainda creio que a solução virá, embora seja preciso mudar a visão administrativa, i.é, mudar a visão da liderança a respeito da importância do ensino em questão. Eis o que sugiro:

a) Investir em salas de aula compatível: nossas salas são inadequadas, não atraem, as cadeiras são antigas e sujas. Algumas ainda usam quadro de gis, reto-projetor, etc.

b) Qualificar, potencializar as aulas: aqui penso em conteúdo de qualidade, de tal forma que o aluno sinta-se arrebatado, apaixonado pelo conhecimento oferecido na EBD. Ainda há muito empirismo. O ensino bíblico/teológico da EBD precisa ser prático e relevante. É por isso que esse imenso arraial de cristãos que temos não consegue mudar comportamentos de nosso país. Resumindo: o sal está muito faco.

c) Investir numa dose equilibrada de marketing à EBD: Se quisermos ter em nossas igrejas cristãos espiritualmente enraizados e convictos, teremos primeiro que investir pesado na EBD. Note-se que é comum se dizer: "a EBD é a maior escola de ensino teológico a nível de mundo", contudo, nem mesmo 50% dos próprios membros da igreja a frequentam. Algo está errado. Jesus atraía a multidão para si, melhor, atraía a multidão pelo ensino, no poder e autoridade de suas palavras. João Batista também. Paulo, ídem. E nós? Pensemos nisso.

Há diversas justificativas que costumeiramente ouvimos como sendo impedimento a certos irmãos de serem assíduos na Escola Dominical, como ter que preparar o almoço para seus familiares, dormir até mais tarde por ser o único dia da semana que não trabalham, gostar de praticar algum tipo de esporte ou ir pescar com os amigos, mas bem no horário da ED. Sabemos que por motivo de trabalho, enfermidade física e outras situações aceitáveis algumas pessoas são impedidas de frequentarem a Escola Dominical, mas que se pudessem, lá estariam. Enfim, as justificativas são das mais variadas, mas em sua maioria, vem revestidas de uma boa dose de comodismo. A realidade é que ninguém é obrigado a frequentar a ED, mas podemos ver o que a bíblia nos diz a respeito de nossa caminhada espiritual. O Apóstolo Pedro certa vez recomendou “…crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2 Pedro 3:18).
Diante disso, minha pergunta é: como crescer na graça e, principalmente, no conhecimento do Senhor sem frequentar a Escola Dominical? Alguns poderiam responder que já participam de outras atividades da igreja, mas os cultos durante a semana e aos domingos à noite são suficientes para que nossa fé venha a ser inabalável? Ao ser tentado no deserto pelo diabo (Mateus 4:1-11), Jesus, o Filho de Deus, venceu o inimigo pela Palavra. Quanto mais nós, pecadores, precisamos estar revestidos dela para resistirmos aos ataques do maligno. Além disso, se nosso coração estiver regado pelos ensinamentos do Mestre, nossa vida resplandecerá a glória de Deus e nossa luz brilhará diante dos homens. A ED é um presente do Pai! Como é maravilhoso sermos edificados na Palavra de Deus logo pela manhã. Em nossa vida secular, se não frequentarmos uma escola, teremos dificuldade em apreender algumas coisas. Assim como alguém precisa ingressar em uma faculdade para obter seu diploma e ter um bom futuro profissional , no contexto espiritual a ED é indispensável para que venhamos estudar a bíblia e crescer espiritualmente .
Amado, vale a pena nos tornamos alunos da ED. Para isso, é preciso termos disciplina. Tem dificuldade em acordar domingo pela manhã? É só dormir na noite anterior mais cedo. Tem que preparar o almoço para seus familiares? Muitas mulheres que participam da ED também tem, mas é só preparar alguns alimentos antes. Você que é membro da igreja, mas não tem o costume de participar desta amada escola, mude seus hábitos. O que está lhe impedindo de crescer na graça e no conhecimento? Se você já é um cristão disciplinado, que tem fome e sede de Deus e que prioriza a ED para seu fortalecimento espiritual, meus parabéns! Se você ainda não tomou a decisão de se aprofundar nas escrituras, não perca tempo, A Escola Dominical foi feita para você! Afinal, você não iria desprezar este banquete espiritual que Deus preparou para você, iria?
Autor: Ademir S. de Almeida
www.missionarioademir.com.br

Fonte:
http://ebdicas.blogspot.com/2011/07/porque-ebd-tem-pouca-frequencia.html
https://estudos.gospelmais.com.br/o-que-lhe-impede-de-frequentar-a-escola-dominical.html