Dicas
para E.B.F
Escola
Bíblica de Férias
ESCOLA
BIBLICA DE FÉRIAS
Lucas
18:16 “Deixai vir a mim os pequeninos...”
1.
OBJETIVOS:
Para
obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário termos
objetivos bem definidos. Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha
de chegada, é definir o que se quer alcançar. Os objetivos são importantes para
informar claramente a intenção do trabalho. Portanto, apresento três objetivos
que este programa pretende alcançar: 1. Primordial á a Evangelização e o
Crescimento espiritual de nossas crianças; 2. Informar que com Jesus estamos
seguros e livres do pecado, que é como uma tempestade na vida de cada um de
nós. 3. Convidar as crianças a tomarem a decisão de se tornarem amigos do
Senhor Jesus.
2.
VANTAGENS DA EBF
☺
É ensino intensificado
☺
São novos alunos para a Escola Dominical
☺
É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical
☺
É oportunidade de serviço para os membros da Igreja
3.
DURAÇÃO
☺
Três dias no máximo
4.
LOCAL Na Igreja
☺
A Igreja ajuda financeiramente
☺
A Igreja ajuda com o pessoal
☺
A Igreja ajuda com a divulgação
☺
É um meio de ligar a criança à Igreja
5.
DIVULGAÇÃO Despertando o interesse de toda a Igreja
☺
Reuniões de oração
☺
Anúncios nos boletins
☺
Cartazes
6.
CONVITES
☺
Convidar de casa em casa
☺
Convidar nas escolas públicas
☺
Convites para as crianças
☺
Convites para os pais participarem da programação de abertura e de encerramento
7.EQUIPES
☺
Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD
☺
Missionários locais
☺
Estudantes
☺
Irmãs do circulo de oração
8.
PROGRAMA DIÁRIO
☺
Entrada das crianças
☺
Hino Oficial
☺
Tema
☺
Leitura da Bíblia
☺
Oração
☺
Cânticos com gestos (visualizados, novos)
☺
Período missionário
☺
História Missionária (em capítulos)
☺
Oração por missionários
☺
Oferta missionária
☺
Visão missionária
☺
Avisos
•
• • • Avisos e convite para o dia seguinte. Apresentações especiais –
peças(dramatizações) ou com fantoches.
9.
PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO
☺Cânticos
☺
Palavra dos Coordenadores
☺
Cânticos
☺
História bíblica com aplicação (teatral)
☺
Entrega dos prêmios
Retirado
do blog da Tia Rosilene
__________________________________________________________________________________________
Tema:
Das Crianças é o Reino de Deus
1º
dia: Davi
2º
dia: Samuel
3º
dia: Timóteo (ou Moisés)
Tema:
Samuel, o menino que ouvia Deus
1º
dia: A oração de Ana
2º
dia: O chamado de Samuel
3º
dia: O ministério de Samuel
Tema:
Família: presente de Deus
1º
dia: Deus fez a família
2º
dia: A família deve ser unida (Noé - construção da arca)
3º
dia: A família de Timóteo
Tema:
O verdadeiro herói
1º
dia:Transformando água em vinho
2º
dia: Andando por cima do mar
3º
dia: A ressurreição
Tema:
É muito bom louvar á Deus!
1º
dia: Os muros de Jericó caem ao chão
2º
dia: Paulo e Silas na prisão
3º
dia:Davi
Tema:
Alguém se importa com você!
1º
dia: Jesus abençoa as crianças
2º
dia: O menino que repartiu o lanche(ou Moisés)
3º
dia: O pequeno Samuel (ou a filha de Jairo)
Tema:
Um plano especial
1º
dia:Como é o céu? Quem pode entrar no céu?
2º
dia: Quem é Jesus?
3º
dia: Como chegar até Jesus?
Tema:
Um plano especial
1º
dia:A criação do mundo
2º
dia: O pecado entra no mundo
3º
dia: alguém nos salva do pecado
Tema:
É bom ser Criança
1º
dia: O menino que dividiu o lanche
2º
dia: O menino que ouviu a Deus
3º
dia: Jesus chama as Crianças
Tema:
É bom ter amigos ou Amigos para Sempre
1º
dia: Davi e Jonatas
2º
dia: O parlitico de Cafarnaum
3º
dia: Jesus quer ser seu amigo
As férias escolares estão chegando e as
igrejas têm pela frente a oportunidade de promover uma programação especial
para este período, oferecendo ensino bíblico e brincadeiras educativas para a
criançada. Neste post vamos sugerir um manual de como preparar uma EBF
(Escola Bíblica de Férias).
Vamos lá. A melhor maneira é começar o
preparo com antecedência, fazendo toda a parte material e manual com calma,
sobrando tempo para o preparo espiritual, sem agitação e preocupação.
Algumas dicas de como fazer:
1 – Determine a data;
2 – Reúna uma equipe disponível para
o evento;
3 – Pense no número de crianças que
quer alcançar- da igreja, da comunidade, visitantes. Calcule o número de
crianças e dobre o resultado para a preparação de todos os insumos necessários
para o primeiro dia (lanche, trabalhos manuais). Depois você vai se
reestruturando com base no dia anterior, sempre calculando um acréscimo para
não faltar nada. Se você já fez o evento, então calcule pelo evento anterior
com pequeno acréscimo.
4 – Leve para a reunião de equipe a
lista do material necessário para a distribuição de responsabilidades. Marque
uma data para cobrar o retorno das atividades.
5 – Material Necessário: dependendo
do número de dias da EBF, você escolhe os itens que quer abranger da lista
abaixo:
·
CRACHÁ – nome do professor ou ajudante. Assim a
criança poderá identificar melhor a liderança.
·
COLETES PARA EQUIPE – ou combinar cor de roupa,
também para identificação dos líderes.
·
FOLHAS DE INSCRIÇÃO – providencie uma mesa na
entrada com várias cópias de inscrição e uma equipe para anotar: nome da
criança, idade e endereço, se é visitante ou não, para mandar convites de
outras programações.
·
CONVITES – para distribuição e divulgação na
vizinhança.
·
OFICINAS DE TRABALHOS MANUAIS – de acordo com o
tema e lição apresentada, escolha antes as oficinas que preferir e a equipe.
Providencie os trabalhos por idade.
·
HISTÓRIA, TEMA, VERSÍCULO – escolha uma história
bíblica, um versículo referente e o ensino ou ensinos que deverá apresentar e
trabalhar durante o evento.
·
LOUVOR – convide uma pessoa capacitada, animada e
que escolha cânticos referentes à lição bíblica, aos ensinos apresentados e
também cânticos movimentados. O líder do louvor pode ensaiar antes um grupo de
juniores que já estará participando do evento para dar ênfase aos cânticos com
gestos e alegria, iniciando todos os dias com louvor.
·
TEATRO, CENÁRIO – Encenar uma peça teatral é uma
excelente atração para ensinar os princípios bíblicos durante a EBF. Escolha
uma equipe para fazer o cenário da história bíblica e outra para atuar na peça
de teatro. Geralmente jovens e adolescentes gostam de participar. Ensaie a peça
antes para que saia melhor e dê mais resultados. Após a apresentação, destaque
sempre o ensino para que fique claro e faça um apelo apresentando o plano da
salvação de forma clara, prática e rápida. Leve as crianças que se decidiram
por Jesus, pra uma sala a fim de conversar com as pessoas do aconselhamento e
para receber “o livro sem palavras”. (que você deverá ter providenciado).
·
MISSÕES – tenha uma equipe para a sala de missões,
com pessoas preparadas e que amem falar de Jesus. Escolha um tema para a sala
de atividade e faça a decoração do ambiente de acordo com esse tema. Exemplo:
Índios. Além da decoração, faça trabalhos manuais referentes ao tema para
incentivar nas crianças a necessidade de missões e apresente o caminho da
salvação para as crianças que não têm Jesus como Salvador, fazendo apelo e
orando junto com ela.
·
FANTOCHE – treine uma equipe que goste e que saiba
mexer com fantoche. Este recurso é importante, mas precisa ser bem orientado
para uma conversa direta, sem rodeio. Pode ser útil na abertura, nos concursos
(se fizer), para atrair a atenção da criança e também pode ser usado para
conversar com o narrador da história.
·
SÁBADO DIFERENTE – você escolhe com antecedência
entre: apresentação da última parte da história, uma história diferente, uma
apresentação com fantoche, brincadeiras dirigidas na quadra, músicas especiais,
fantoche humano e outras ideias que tiver. Sempre com lanche no final.
·
LEMBRANCINHAS PARA SORTEIO – horário, frequência.
Na abertura, antes da divisão para as oficinas, faça um sorteio com pequenas
lembranças referentes a missões ou à história bíblica ou brinquedos, para as
crianças que chegaram no horário certo, para aquelas que não faltaram nas
aulas, para aquelas que decoraram os versículos, e para as que souberem
responder as perguntas sobre a lição bíblica.
·
JORNAL – entregue no último dia, com convite para
um culto. Pode ser feito por uma pessoa capaz na área de comunicação ou por uma
equipe que goste de jornalismo e que esteja presente destacando algumas
atividades durante a EBF, com fotos e comentários.
·
SOM – a equipe de som é muito importante, porque o
que você vai comunicar neste evento é de suma importância – a Palavra de Deus –
ela precisa ser ouvida e entendida.
·
DECORAÇÃO DO SALÃO – faça o cenário referente à
história bíblica, mas enfeite também com bolas coloridas para alegrar o
ambiente ou outro enfeite criativo para o mesmo fim.
·
FORMULAR HORÁRIO PARA OFICINAS – Se você fizer
algumas oficinas (artes, musicalização infantil, missões, recreação, etc),
precisa organizar os horários. Monte uma programação:
– Faça uma abertura dando boas vindas
aos visitantes e a todos os presentes, apresentando o tema, ensinando o
versículo, fazendo o louvor.
– Em seguida, conte a história bíblica
ou apresente a peça bíblica para todos.
– Depois, faça o concurso ou sorteio das
lembrancinhas do dia e divida as crianças por grupos, conforme a idade, em
salas de aula para as oficinas, fazendo rodízio nas atividades.
– Peça para cada professor levar o seu
grupo para a sala conforme você chama, o que precisa ser bem combinado com os
professores para que respeitem o horário dado, programando atividades que
possam ser terminadas com sossego. Combine também a hora de soltar os alunos no
final para o lanche, enquanto esperam os pais.
·
PRELETORA PARA SENHORAS – se as mães ficarem na
programação, providencie uma pessoa para trazer assuntos próprios, incluindo
algum trabalho manual para ser ensinado. Se for esse o caso, você precisa
programar essa atividade. Garanto que valerá o esforço para a eternidade e
trará frutos para a igreja.
·
JUNIORES – os juniores podem ajudar no louvor e
também na peça bíblica. Mas na hora de divisão de atividades, é necessário que
se faça uma classe para trabalhos manuais com juniores. A idade exige trabalhos
mais rebuscados, próprios para a idade, mas de acordo com o tema, ou incluindo
o versículo no trabalho feito.
·
GASTOS – os gastos devem ser programados de acordo
com a verba que a igreja liberar. No entanto, leve para a reunião com os
líderes, a programação com os gastos aproximados e calculados, conforme idealizado
para a EBF. Assim, na reunião, você poderá defender suas ideias, na medida do
possível, de acordo com as posses da igreja, mas sempre ampliando a visão de
missões.
Os gastos serão de acordo com o que
programar. Darei uma visão geral para o cálculo.
– LANCHES: você precisa ter uma
equipe para providenciar e distribuir o lanche, que deve ser o mais simples
possível, mas é necessário que tenha. Pode ser pipoca, suco, gelatina, bolo
doado pelas senhoras, pão com salsicha ou carne desfiada ou frango desfiado,
bolacha, refrigerante, e outros que desejar. Você deve calcular o lanche para
as crianças, mães e equipe. O lanche será distribuído sempre no final. Para
crianças de 1 e 2 anos, o lanche deve ser distribuído na sala de aula para
evitar confusão com os pequenos na saída.
Total:
– Material de Artes e Papelaria /
Oficinas e Cenário. Calcule o quanto vai precisar de papel, cola,
e outros materiais de papelaria para o evento. Terá que fazer: Tema,
Versículos, História Missionária, Cânticos, Convites, História Bíblica ou Peça
de Teatro, cópias para papel de inscrição, bolas coloridas para enfeitar o
salão, lembrancinhas, trabalhos manuais para as oficinas, jornal (se fizer).
Total:
IDEIAS PARA A PROGRAMAÇÃO
1. INÍCIO
2. BOA TARDE – MOTIVO
DA EBF
3. APRESENTAÇÃO DOS
VISITANTES
4. LOUVOR – PREPARAÇÃO
PARA A PEÇA
5. COMENTÁRIO SOBRE A
PEÇA – contar uma ou duas histórias (conforme os dias de EBF, explicar se for
dividir em capítulo)
6. TEMA, VERSÍCULO,
CÂNTICO, ORAÇÃO
7. TEATRO – Davi e/ou
Jonas
8. ENSINO -COMENTÁRIO
SOBRE A PEÇA
9. SORTEIO – PRESENÇA
E PONTUALIDADE
10.
DIVISÃO POR IDADE – OFICINAS
11.
LANCHE
Escolha uma das duas lições bíblicas
que vou sugerir para a programação ou faça as duas, conforme o número de dias
escolhidos para a EBF. Você pode também dividir uma história bíblica em
capítulos.
·
Fixar Data.
·
Temas: O menino que confiou em Deus e/ou Obedecer a
Palavra de Deus é sempre melhor.
·
Versículos: “Em Deus eu confio, e não temerei”,
Salmo 56:11 e/ou “Como são felizes os que obedecem”, Salmo 119:2.
·
Histórias Bíblicas: Davi e Golias e/ou Jonas e o
Grande Peixe
·
Teatro: Você pode fazer somente a peça sobre Davi,
somente sobre Jonas ou as duas (uma por dia).
·
Jornal: escreva o que aconteceu durante a EBF. Faça
um resumo da história bíblica com fotos, comente quais foram as oficinas e fotografe,
fale sobre o louvor, missões, visitantes e entregue no último dia com convite
para o culto.
·
Bonecos humanos: para receber as crianças com
alegria, dar avisos, concurso, encaminhar para as oficinas.
·
Fantoches: abertura, participação na história narrada,
animar o concurso.
·
Relatório: número de crianças não crentes, crianças
crentes, número de pessoas da equipe e total por dia. O relatório serve para
calcular o lanche, os trabalhos manuais e o número de crianças alcançadas pelo
evento.
– Total de crianças por dia:
– Total de crianças no evento:
– Número de pessoas – equipe:
– Total de crianças não crentes:
– Número de pais ou responsáveis que participaram:
– Total de crianças no evento:
– Número de pessoas – equipe:
– Total de crianças não crentes:
– Número de pais ou responsáveis que participaram:
·
Sábado Diferente – alugue brinquedos infláveis,
escorregador, pula-pula, etc.
– brinquedos artesanais com caixas e
outros materiais;
– fantoche:
– Apresentação especial de Música infantil;
– Lanche.
– fantoche:
– Apresentação especial de Música infantil;
– Lanche.
·
Folhas de Inscrição – mesa na entrada, com canetas,
lápis e folha de inscrição.
·
Convites – para distribuição antes da programação.
·
Louvor – escolha de músicas referentes ao ensino
dado e outras de movimentação.
·
Lembrancinhas para Sorteio – Sugestões: Bíblia
mirim, chaveiros, réguas, lápis, canetas, borrachas, livro sem palavras,
história bíblica para colorir e outros.
·
Som – equipamento regulado, microfone.
·
Decoração do Salão e do Teatro.
·
Faixa para divulgação da EBF.
·
Data show – para letras de música, versículo, tema.
·
Recepção – equipe para cuidar da inscrição e
relatórios.
·
Equipe para aconselhamento e conservação de
frutos. Essa equipe conversa com as crianças que aceitaram Jesus para
esclarecer dúvidas e reforçar o plano de Salvação com o livro “Sem palavras”.
Depois da EBF, com os endereços da inscrição, a equipe manda cartas, estudos
bíblicos e convites para outras programações.
·
Equipe para intercessão – orar antes, durante e
depois da programação pelas crianças.
·
Equipe para enfermagem – uma profissional
responsável por dia de EBF.
·
Equipe para segurança – uma pessoa por dia de EBF.
IDEIAS PARA OFICINAS
·
Trabalhos Manuais:
1 e 2 anos – peixes de
tecido ou feltro e figura de Davi e Golias.
3 e 4 anos – colagem:
peixe grande e figura de Davi e Golias.
5 e 6 anos – peixe
grande de caixa de papelão e espada de papelão, funda.
7 e 8 anos – QUADRINHO
DE FOTOS, com enfeites de peixes em EVA E FOTO DA CLASSE REVELADA e funda com
pedrinhas de jornal.
9 a 12 anos – trabalhos
com jornal ou com durepox (ímã de geladeira – modelo de peixe grande ou funda).
Mães – trabalhos com jornal: cestas,
descanso de panela, de copo, porta retrato.
·
Missões:
Lembrancinha: CENTOPÉIA (COR DO LIVRO
SEM PALAVRAS)
História- Explicação do Plano da Salvação através do livro “Sem Palavras”
Decoração da sala- figuras de crianças de várias nações, globo terrestre.
História- Explicação do Plano da Salvação através do livro “Sem Palavras”
Decoração da sala- figuras de crianças de várias nações, globo terrestre.
·
Musicalização infantil:
Providenciar instrumentos musicais:
coco, chocalho, tambor, guizos, sinos, triângulo, pandeiro e outros.
Decorar a sala com figuras de
instrumentos musicais, notas musicais, crianças tocando.
·
Recreação Infantil:
Brincadeiras dirigidas na quadra,
fixando o ensino bíblico dado.
…
·
No próximo post, vamos publicar os Roteiros das
Peças Teatrais de Davi e Jonas, para você ensaiar com a equipe.
·
Inscreva seu e-mail no Blog para receber as
atualizações em primeira mão.
·
Compartilhe e ajude a espalhar a mensagem. Até a
próxima.
Fonte:
retirado do blog da tia Flávia Grégiohttp://flaviagregio.webnode.com.br/sugest%C3%B5es%20de%20temas%20para%20ebf/
http://wwwmarcelacris.blogspot.com.br/2013/10/dicas-e-temas-para-ebf.html
http://ensinoinfantilnumclique.com.br/como-preparar-uma-escola-biblica-de-ferias/
Nenhum comentário:
Postar um comentário