RECURSOS DIDÁTICOS
Este estudo
ajudará a responder as seguintes perguntas:
1. Quem é o
seu aluno?
2. Como o
aluno aprende?
3. Quais são
as melhores experiências para o Aluno?.
4. Como a
aprendizagem pode ser melhorada?
1. Quem é seu
aluno?
Cada aluno é
diferente:
Na idade; na
aparência; nas preferências; em formação e experiência; em habilidade para
aprender; em talentos.
As diferenças
individuais do aluno influem na aprendizagem.
Responda as
seguintes perguntas:
1. Quais são
algumas diferenças entre os indivíduos?
2. Por que
algumas pessoas aprendem mais rapidamente do que outras?
3. Quem
aprende a jogar basquetebol com mais facilidade? Um senhor de idade ou um
adolescente? Por quê?
4. Como as
diferenças individuais determinam o que e como ensinar?
2. Como o Aluno
Aprende?
Muitas são as
experiências do individuo que auxiliam na sua aprendizagem.
Os cincos
sentidos das pessoas ajudam muito em suas experiências de aprendizagem.
As pessoas têm
os seguintes sentidos:
1. Visão
2. Audição
3. Olfato
4. Gustação
5. Tato
A aprendizagem
é mais objetiva quando o aluno usa mais de um sentido ao mesmo tempo.
A aprendizagem
é pobre quando o aluno usa apenas a audição.
O ideal é usar
mais sentidos como: a AUDIÇÃO E A VISÃO (o uso de recursos audiovisuais), O
TATO (manusear um objeto).
Ramos (2002,
p. 46), diz que se aprende: 10% do que se lê; 20 % do que se ouve; 30% do que
se vê; 50% do que se ouve e vê; 70% do que se discute; 80% do que se
experimenta; e, 95% do que se ensina.
1. Quais são
as melhores experiências para o aluno?
Experiências
que ajudam na aprendizagem.
Algumas
experiências são diretas, experiência da vida real; como uma martelada no dedo;
como uma viagem com os amigos.
Algumas
experiências são diretas mas são experiências simulas; como atuar numa peça.
Algumas
experiências são indiretas, usando representações de coisas reais; como ver um
filme.
Outras
experiências são indiretas, usando palavras ou símbolos; como ler um livro ou
ouvir uma palestra.
Responda as
seguintes perguntas:
1. Qual a
diferença entre uma experiência direta e uma indireta?
2. Que espécie
de experiências são essas?
a) Cavalgar
b) Cavalgar
com cavalo de pau
c) Olhar a
figura de um homem cavalgando
d) Ler sobre
um homem que fez uma viagem a cavalo
3. Quais são os cinco sentidos?
4. Quantos
sentidos vão auxiliar na aprendizagem?
Quais são as
melhores Experiências que ajudarão o aluno na aprendizagem?
As
experiências e aprendizagem: Nenhuma experiência é a melhor. Você não pode
esquecer que o seu aluno é ele mesmo, tem característica própria.
As
características do aluno determinam as espécie de experiências que são melhores
para ele.
As
experiências de vida real apresentam vantagens e limitações:
Vantagens
1. Podem ser
usadas com qualquer grupo de idade.
2. Levam o
aluno a aprender fazendo.
3. Fazem uso
de vários sentidos ao mesmo tempo.
4. Levam o
aluno a reter o ensino por mais tempo.
5. Torna a
aprendizagem mais interessante.
6. Tornam a
aprendizagem natural.
Limitações
1. Consomem
bastante tempo.
2. São, em
geral, dispendiosas.
3. Não podem
ser usadas todas as vezes.
4. Levam muito
tempo para o planejamento.
5. Tornam-se
difícil quando aplicadas aos grandes grupos.
6. Não podem
ser apresentadas em qualquer lugar.
As
experiências simuladas apresentam vantagens e limitações.
Vantagens
1. Desperta o
uso de vários sentidos.
2. Leva o
aluno a aprender fazendo.
3. É
semelhante à experiência da vida real.
4. Pode ser
usada com todas as idades.
5. Pode ser
realizada em quase todos os lugares.
6. Tornam a
aprendizagem mais interessante.
7. Exige
participação.
8. Possibilita
a fixação do ensino por mais tempo.
Limitações
1. Gasta muito
tempo.
2. É, muitas
vezes, dispendiosa.
3. Não pode
ser usada toda às vezes.
4. Exige
planejamento.
5. É difícil
quando aplicada aos grandes grupos.
6. Torna
difícil quando usada por líderes e professores sem muita experiência.
As representações
da vida real apresentam vantagens e limitações.
Vantagens
1. Economiza
tempo.
2. Faz a
aprendizagem uniforme.
3. Aumenta a
capacidade de reter.
4. Torna a
aprendizagem mais rápida.
5. Estimula o
uso de vários sentidos.
6. É, em
geral, de preço módico.
7. Torna a
aprendizagem mais interessante.
8. Pode ser
usada com grupos de qualquer tamanho.
Limitações
1. Requer, às
vezes, equipamento de difícil aquisição.
2. É, algumas
vezes, de preço elevado.
3. Faz com que
certos professores e líderes dependam muito dos recursos audiovisuais.
As idéias
abstratas (palavras) apresentam vantagens e limitações.
Vantagens
1. Pode ser
usada para transmitir informação rápida.
2. Pode ser
usada com grupos de qualquer tamanho.
3. Transmite
aprendizagem mais rápida às pessoas que podem entender com facilidade
pensamentos verbalizados.
4. É própria
para ser usada com pessoas de formação sólida e de experiência.
5. Desenvolve
aprendizagem mais rápida através da recordação de experiências mais diretas.
6. Pode ser
escrita ou oral.
Limitações
1. É limitada
no uso com crianças pequenas.
2. Pode ser
interpretada diferentemente por diversas pessoas.
3. Requer um
pouco de participação ativa.
4. Faz uso
apenas de um sentido.
5. Não desperta
interesse a não ser se usada habilmente.
Responda as
seguintes perguntas:
1. Por que as
crianças aprendem melhor brincando?
2. O que
determina que tipo de experiência é melhor para uma pessoa?
3. Que
sentidos são usados quando alguém:
a) Chupa uma laranja.
b) Vê um
filme.
c) Faz uma
viagem.
d) Lê um
livro.
4. Por que
todas as pessoas não aprendem todas as coisas através de experiências reais?
4. Como a
aprendizagem pode ser melhorada?
Ajudando o
aluno a descobrir o que ele quer ou precisa aprender.
Apresentamos
alguns meios:
1. Desafie o
aluno com um problema.
2. Peça o
aluno para escrever o que deseja aprender.
3. Descubra se
o conteúdo da aprendizagem supre suas necessidades.
4. Dá ao aluno
um teste.
Usando bons
métodos.
Mas lembre-se;
nenhum método é em si mesmo eficiente ou deficiente.
1. O método
depende do propósito.
2. O método
depende da habilidade do professor ou líder.
3. O método
depende da habilidade do aluno.
4. O método
depende do tamanho do grupo.
5. O método depende
do tempo disponível.
6. O método
depende dos equipamentos necessários.
Métodos que
podem ser escolhidos pelos professores e líderes para sua aula:
Preleção.
Discussão em
grupo.
Discussão em
painel.
Painel-parlamento.
Pequenos
grupos.
Dramatização.
Estudo de
caso.
Explosão de
idéias.
Equipe de
observadores.
Debates.
Discussão
formal.
Simpósio.
Simpósio-parlamento.
A preleção é
feita por uma pessoa diante de um auditório.
Use este
método:
1. Ao dar uma
informação.
2. Quando os
alunos estiverem motivados.
3. Quando o
orador tiver facilidade de expressão e domínio sobre o auditório (técnicas de
oratória, falar em público).
4. Quando o
grupo for muito grande e, por isso, se torna impossível o uso de outros
métodos.
5. Para
salientar ou adicionar mais alguma coisa aquilo que o aluno tenha lido.
6. Ao
recapitular ou introduzir um assunto.
7. Quando os
alunos estiverem à altura de compreender o vocabulário a ser usado.
Vantagens
1. Pode ser
usado com adultos.
2. Poupa tempo.
3. Pode ser
usado com grupos grandes.
4. Requer
pouco uso de recursos audiovisuais.
5. Pode ser
usado como complemento ao que tinha sido lido.
6. Pode ser
usado para introduzir e rever lições ou atividades.
Limitações
1. Impede a
participação do aluno.
2. Poucos
preletores são realmente bons oradores.
3. Requer do
preletor conhecimento profundo da matéria.
4. Pode
tornar-se cansativo.
5. O preletor
pode impor suas idéias.
6. Não é
próprio para usar com crianças.
7. Limita a
retenção.
8. Faz uso, em
geral, de somente um sentido.
9. O preletor
nem sempre pode julgar as reações dos ouvintes.
Discussão em
grupo é uma troca de idéias previamente planejada, entre três ou mais pessoas,
sobre um assunto selecionado e sob a orientação de um líder.
Use este
método
1. Quando
desejar partilhar idéias.
2. Para
estimular interesse em problemas.
3. Para ajudar
pessoas a expressarem suas idéias.
4. para
identificar e examinar um problema.
5. Para criar
um ambiente informal.
6. Para
conseguir a participação de pessoas tímidas.
Vantagens
1. Dá
oportunidade para troca de idéias.
2. É
democrático.
3. Cria um
espírito de equipe.
4. Amplia a
visão.
5. Provê
oportunidade de compartilhar liderança.
6. Ajuda a
desenvolver habilidades de liderança.
Limitações
1. Não pode
ser usado com grandes grupos.
2. Os
participantes das equipes podem ter informações limitadas.
3. A discussão
é facilmente desviada.
4. Requer
liderança habilidosa.
5. Uma pessoa
com tendência a falar pode dominar a discussão.
6. O povo em
geral prefere um método mais formal.
Discussão em
painel é uma conversação diante de um auditório sobre um tópico previamente
selecionado; requer três ou mais participante e um líder.
Use este
método
1. Quando
quiser apresentar pontos de vista diferentes.
2. Quando
houver pessoas qualificadas para formar o painel.
3. Quando o
assunto principal for por demais complexo para ser discutido pelo grupo todo.
4. Quando for
melhor para o auditório somente observar, mas, não discutir.
5. Quando
quiser analisar as vantagens e desvantagens na solução de um problema.
Vantagens
1. Estimula o
pensamento.
2. Apresenta
diferentes pontos de vista.
3. Suscita
problemas.
4. Estimula
análises.
5. Aproveita
as pessoas mais qualificadas.
Limitações
1. O assunto
principal pode ser facilmente desviado.
2. Possibilita
aos participantes do painel falarem demais.
3. Não
possibilita a participação de todos os membros do grupo.
4. Tem a
tendência de se tornar numa série de pequenas palestras.
5. Divide o
auditório à proporção em que os ouvintes vão se identificando com os
participantes do painel.
6. Requer
bastante tempo e preparação.
7. Requer um
moderador habilidoso.
Comente este
assunto:
Recursos
didáticos são todos os recursos físicos, utilizados com maior ou menor
freqüência em todas as disciplinas, áreas de estudo ou atividades, sejam quais
forem as técnicas ou métodos empregados, visando auxiliar o educando a realizar
sua aprendizagem mais eficientemente, constituindo-se num meio para facilitar,
incentivar ou possibilitar o processo ensino-aprendizagem.
Painel-parlamento
permite a participação do auditório.
Use esse
método:
1. Quando
desejar apresentar um assunto e sentir a reação do auditório.
2. Quando
quiser que um grupo participe de uma discussão.
3. Para tratar
de assuntos difíceis, antes de permitir a discussão do auditório.
4. Quando
tiver tempo suficiente.
5. Quando
desejar analisar as vantagens e desvantagens de uma solução para um problema.
6. Quando
puder contar com a participação de pessoas qualificadas.
7. Quando
apresentar pontos de vista diferentes.
Vantagens
1. Permite a
participação de todo o grupo.
2. Oferece
oportunidade para todos.
3. Permite que
o auditório dialogue.
4. Canaliza a
atenção.
5. Permite
ventilar as opiniões dos formam o painel.
6. Levanta
problemas.
7. Apresenta
pontos de vista diferentes.
Limitações
1. Consome
bastante tempo.
2. Requer um
moderador habilidoso.
3. Pode
parecer ao auditório "Assunto encerrado".
4. Permite aos
que participam do painel apresentarem "preleções" curtas ao invés de
discussão.
5. O assunto
principal pode ser facilmente desviado.
6. Os membros
do auditório podem não ter habilidade para fazer perguntas acertadas.
7. Permite aos
membros mais faladores tomarem todo o tempo da discussão aberta.
Pequenos
grupos de estudos são divisões de um grande grupo para discussão de problemas
específicos e, em geral, apresentam as conclusões ao grupo todo.
Use este
método:
1. Quando um
grupo for muito grande.
2. Quando
examinar várias facetas de um assunto.
3. Quando
alguns membros do grupo não estiverem motivados para participar.
4. Quando o
tempo for limitado.
5. Para criar
um ambiente cordial e fraternal entre os membros do grupo.
Vantagens.
1. Encoraja as
pessoas tímidas.
2. Cria um
ambiente cordial.
3. Dá
oportunidade de participação de liderança.
4. Desenvolve
habilidades de liderança.
5. Economiza
tempo.
6. Dá
oportunidades para contribuição de todos e aproveitarem as idéias.
7. Pode ser
usado facilmente com outros métodos.
8. Permite
variedade de idéias.
Limitações
1. Pode
resultar em idéias pobres.
2. O assunto
principal pode ser desviado.
3. A liderança
pode não ser habilidosa.
4. As
conclusões podem ser desordenadas.
5. Requer
estudo prévio para alcançar conclusões precisas.
6. Pode
resultar em grupinhos provisórios.
7. Requer
algum tempo para arrumar o equipamento para as reuniões em grupos.
Dramatização é
a representação de um problema humano, encenado por duas ou mais pessoas, com o
propósito de uma análise pelo grupo.
Use este
método:
1. Quando os
problemas precisarem reconhecer outros pontos de vista.
2. Quando os
membros do grupo tiverem habilidade para usar o método.
3. Quando for
preciso ajudar os membros do grupo e se identificarem com um problema.
4. Quando o
alvo for mudar as atitudes de um grupo.
5. Quando o
apelo emocional for útil na solução de um problema.
6. Quando
desejar preparar um ambiente ideal para resolver problemas.
Vantagens
1. Desperta
interesse imediato.
2. Pode ser
usado com grupo de qualquer tamanho.
3. Ajuda os
membros a analisarem a situação.
4. Produz
segurança.
5. Leva o
membro do grupo a se identificar com o problema.
6. Leva os
membros a considerar outros pontos de vista.
7. Cria um
ambiente próprio para solucionar problemas.
Limitações
1. Os
assistentes podem identificar o problema dramatizado como sendo real na vida de
cada ator.
2. A maioria
das pessoas não gosta de participar de dramatizações.
3. Requer uma
liderança treinada.
4. Não pode
ser usada em qualquer situação.
5. OS atores
podem ter dificuldades de se "libertarem" do papel que representaram.
O método que
permite examinar várias partes de um assunto é:
( ) Dramatização
( ) Pequenos Grupos de Estudos
( ) Preleção
( ) Discussão em grupo
Estudo de um
caso é a apresentação de um problema no qual se incluem detalhes suficientes
para tornar possível a participação de grupos para analisarem os problemas
envolvidos. O estudo de um caso pode ser um quadro de vida real o qual pode ser
diagnosticado, prescrito e possivelmente tratado. Pode ser apresentado por
escrito, oralmente, dramatizado, filmado ou gravado.
Use este
método
1. Quando for
preciso relacionar um problema à situação da vida real.
2. Ao analisar
um problema.
3. Quando os
membros não tiverem habilidade para o método de dramatização.
4. Para ajudar
os membros a indetificar-se com um problema.
5. Quando
desejar conseguir soluções para o problema.
6. Quando
desejar analisar as implicações de certos fatores sôbre um problema.
Vantagens
1. Pode ser
escrito, filmado, gravado, encenado ou contado como estória.
2. Pode ser
sugerido para um estudo antes de ser discutido.
3. Provê igual
oportunidade para todos os membros do grupo sugerirem solução para o problema.
4. Cria uma
atmosfera para intercâmbio de idéias.
5. Trata de
problemas da vida real.
6. Dá
oportunidade para usar discernimento e habilidades.
7. Apresenta
um possível plano de ação.
Limitações
1. Depende de
habilidade para apresentar o problema por escrito.
2. O problema
apresentado pode não ser de interesse comum.
3. Leva
bastante tempo se o estudo for feito detalhadamente.
4. Podem ser
levantados argumentos poe causa de escassez de dados.
5. Requer
liderança habilidosa.
Explosão de
idéias é o método de estudar um problema no qual os membros do grupo sugerem,
em tempo limitado, todas as possíveis soluções que lhes vêm à mente,
limitando-se apenas em sugerir, deixando para depois a avaliação.
Use este
método
1. Para
encorajar pensamento criativo.
2. Para
encorajar participação.
3. Para
determinar possíveis soluções para problemas.
4. Em conexão
com outros métodos.
5. Para
encorajar apresentação de novas idéias.
6. Para criar
um ambiente cordial e sentimento fraternal no grupo.
Vantagens
1. Desperta
novas idéias.
2. Dá
oportunidade para participação de todos.
3. Produz
espontaneidade de idéias.
4. Não gasta
muito tempo.
5. Pode ser
usado com grandes grupos.
6. Não requer
necessariamente uma liderança altamente habilidosa.
7. Requer
pouco equipamento.
Limitações
1. Pode
facilmente fugir do assunto focalizado.
2. Torna-se
indispensável uma avaliação das idéias sugeridas.
3. Os membros
não compreendem logo que qualquer idéia é legítima para se considerar.
4. As pessoas
tendem a começar a avaliação imediatamente após a apresentação de uma idéia.
Equipe de
observadores é formada pela divisão da assistência antes da apresentação de um
assunto. Cada grupo deve ser orientado a ouvir a exposição de um assunto com
específicas observações em mente. Depois, cada equipe apresenta o resultado das
observações previamente determinadas.
Use este
método.
1. Quando
importantes idéias puderem de outra maneira passar despercebidas.
2. Quando
vários aspectos de um problema necessitarem de ênfase.
3. Quando o
grupo for grande.
4. Para dar
direção a discussão.
5. Para
apresentar informação.
Vantagens
1. Pode ser
usado com grupos grandes e pequenos.
2. Destaca
certas idéias à parte do todo.
3. Dá aos
ouvintes um propósito específico.
4. Desenvolve
a atenção.
5. Orienta
ordenadamente as observações.
6. Cria
interesse.
7. Permite
participação de todos os membros do grupo.
8. Estimula a
discussão que se segue.
9. Reduz a
possibilidade de uma pessoa ou grupo dominar a discussão.
10. Dá ao
líder a possibilidade de considerar interesses dos membros do grupo.
11. Provê
repetição através da informação das observações.
Limitações
1. Os
observadores podem apenas prestar atenção aos pontos que foram solicitados a
observar.
2. Tende a
depreciar o todo.
3. Limita o
intercâmbio de idéias.
Todos os
métodos poderão ser aplicados a partir da consideração do conteúdo do tópico 4
(Usando bons métodos), onde você pode identificar as características que
contribuem para que os métodos sejam eficazes. Identifique cada uma dessas
características e faça o seu comentário.
Debate
acontece quando oradores falam a fovor e contra uma proposição, apresentando
seus pontos de vista. Depois da apresentação da matéria, pode-se ou não
refutá-la. Em lugar de réplicas, os membros do grupo podem fazer perguntas aos
oradores.
Use este
método
1. Quando
certos assuntos precisam ser destacados e estudados atenciosamente.
2. Para
estimular análise.
3. Para
apresentar pontos de vista diferentes.
4. Quando
quiser apresentar fatos sobre ambos os lados de um problema.
5. Quando
houver grandes grupos.
Vantagens
1. Destaca e
enfatiza uma questão.
2. Apresenta
ambos os lados de ums questão.
3. Encoraja a
análise pelo grupo.
4. Cria
interesse.
5. Prende a
atenção.
6. Pode ser
usado com grandes grupos.
Limitações
1. O espírito
de "competição" pode ser muito forte.
2. Os membros
podem formar uma impressão errada dos oradores.
3. Limita a
participação do grupo a menos que seja seguida por discussão.
4. Pode
exaltar os ânimos.
5. Requer
muito tempo de preparação.
Discussão formal
é usada para apresentar soluções para um ou mais problemas. Envolve:
1. A exposição
do problema.
2. A
informação.
3. Sugestões
de possíveis soluções.
4. Seleção das
melhores sugestões referentes às soluções.
Use este
método:
1. Quando
tiver tempo suficiente.
2. Para
treinar a resolver problemas.
3. Para ajudar
a formar pensamento lógico.
4. Quando um
problema estiver devidamente esclarecido.
5. Quando um
problema tiver que ser definido.
6. Para
despertar eficiência na solução de problemas.
7. Quando o
líder tiver habilidade suficiente para usar o método.
8. Quando o
grupo for pequeno, para que todos tomem parte.
Vantagens
1. Incita
pensamento lógico.
2. Incita
análise completa.
3. Pode ser
empregado pera diversos tipos de problema.
4. Incita alto
grau de concentração aos membros do grupo.
5. Desenvolve
habilidade em identificar problemas.
Limitações
1. Gasta
bastante tempo.
2. Requer
liderança habilidosa.
3. É difícil
usá-lo com grandes grupos.
4. Requer
conhecimento de causa por todos os membros do grupo.
5. Pode
estender o assunto por vários períodos de discussão.
Simpósio é uma
série de palestras curtas realizadas por diversas pessoas. As palestras
apresentam diferentes aspectos de um tópico.
Use este
método
1. Para
apresentar diferentes aspectos de um tópico.
2. Quando o
grupo for grande.
3. Quando o
grupo necessitar de informações concisas.
4. Quando bons
oradores puderem ser aproveitados.
5. Quando não
for preciso a participação do auditório.
6. Quando os
assuntos principais já estiverem determinados.
Vantagens
1. Pode ser
usado com grupos grandes e pequenos.
2. Pode ser
usado para apresentar muita informação em um curto período de tempo.
3. Focaliza
problemas.
4. A mudança
de oradores desperta interesse e oferece variedade.
5. Pode ser
planejado completamente antes da hora.
Limitações
1. Falta de
espontaneidade e criatividade.
2. Falta de
interação do grupo.
3. Enfatiza o
assunto principal.
4. É formal.
5. A
personalidade dos oradores pode enfatizar excessivamente o conteúdo.
6. É difícil
controlar o tempo.
7. O ponto de
vista dos oradores pode limitar a visão dos participantes.
8. Requer
cuidadoso planejamento para assegurar uma apresentação adequada.
9. Tendência
para ser muito explorado.
Simpósio-parlamento
é seguido pela participação do auditório.
Use este
método:
1. Para prover
interação do grupo depois do simpósio.
2. Quando a
combinação entre a apresentação do conteúdo e a reação da audiência for
necessária.
3. Quando os
assuntos difíceis precisarem ser tratados, mas previamente estudados antes de
discutidos pelo público.
4. Quando for
reservado tempo suficiente para usar o método.
5. Quando
apresentar pontos de vista diferentes com o propósito de reação do grupo.
6. Quando o
grupo for grande.
7. Quando o
grupo necessitar de informação concisa.
Vantagens
1. Aumenta o
interesse do auditório pelos valores do simpósio.
2. Pode ser
usado com grupos grandes e pequenos (especialmente grupos grandes).
3. Pode ser
usado para transmitir muita informação em pouco tempo.
4. Focaliza
problemas.
5. A mudança
de oradores aumenta o interesse e há variedade.
6. A reação do
auditório estimula atenção proposital.
Limitações
1. Despende
bastante tempo.
2. A reação do
grupo é mais demorada.
3. A
personalidade dos oradores pode dar ênfase indevida ao conteúdo.
4. É difícil
controlar o tempo.
5. O período
de parlamento possibilita fuga ao assunto central.
Responda as
seguintes perguntas:
1. Qual a
diferença entre o painel e o simpósio?
2. Quais os
métodos que encorajam os indivíduos tímidos a participarem?
3. Que métodos
podem ser usados depois do método explosão de idéias?
4. Quais são
algumas vantagens e desvantagens de usas as equipes de observação durante uma
reunião, dramatização, debate e discussão formal?
5. O que
aprendemos neste texto?
Este texto é
para auxiliar professores e líderes e responder as questões quanto ao ensino e
aprendizagem dos seus alunos.
a) Aprendemos
a conhecer o aluno. O aluno é ele mesmo! Ele é diferente de outras pessoas em
idade, aparência, preferências, formação, experiências, etc.
b) Aprendemos
a oferecer ao aluno melhor condição para aprender. O aluno aprende através das
suas experiências. Muitas experiências do aluno são mais efetivas quando o
professor usa mais de um dos seus sentidos para aplicar o conteúdo que quer
ensinar. Ele tem cinco sentidos: Visão, olfato, gustação, audição, e tato.
c) Tipos de
experiências que vão auxiliar o aluno na sua aprendizagem. Algumas são reais,
como: levar uma martelada no dedo ou fazer uma viagem. Outras são diretas, mas
simuladas, tais como, atuar em uma dramatização ou peça. Algumas experiências
são indiretas e vêm através de outros símbolos, como: a leitura de um livro ou
ouvir uma palestra. Algumas experiências são indiretas através da representação
de coisas reais, como por exemplo, um filme ou uma gravura. As experiências
diretas usam mais sentidos do que as experiências indiretas.
d) Aprendemos
como identificar as melhores experiências para o aluno. Nenhuma experiência
pode ser considerada a melhor, porque as características individuais do aluno é
que vão determinar quais são as melhores experiências para ele. Quando o aluno
tem muitas experiências da vida real é mais fácil para ele aprender por
experiências indiretas. Geralmente, quanto mais velho e mais experimentado o
aluno, menos são as experiências diretas que ele requer. As experiências
diretas levam muito mais tempo do que as experiências indiretas. é impossível
aprender tudo através de experiências diretas. As experiências indiretas podem
tornar a aprendizagem mais rápida.
e) Aprendemos
como podemos melhorar a aprendizagem. A aprendizagem pode ser melhorada quando
se consegue levar o aluno a descobrir o que ele quer ou precisa aprender. O
professor ou líder pode desafiar com um problema pedido-lhe que escreva o que
gostaria de aprender, ou pedindo para revelar os seus problemas. Assim, o
educador pode adaptar a lição às necessidades do aluno.
f) Aprendemos
que a aprendizagem pode ser melhorada através de bons métodos. Nenhum métodos
em si mesmo é eficaz ou não. Os métodos dependem dos propósitos, habilidade do
professor e do aluno, do tamanho do grupo, do tempo disponível, do equipamento
e de outros fatores. Podemos escolher muitos métodos: conferências, grupos de
discussão, painel, parlamento, fracionamento do grupo, dramatização, estudo de
um caso, explosão de idéias, simpósio, equipes de observadores, debate,
discussão formal e outros métodos. O educador aprende quando e onde usá-los.
BIBLIOGRAFIA
Ensino Dinâmico e
Criativo, Leroy Ford, JUERP
Ensino Dinâmico,
como mudar o comportamento em sala de aula, Sophia Steibel, IBER
Planejamento do
Ensino e Treinamento, Leroy Ford, JUERP
As Sete Leis do
Ensino, John Milton Gregory, JUERP
A Pedagogia de
Jesus, o Mestre por Excelência, JUERP
http://didaticaemetodos.blogspot.com.br/2010/10/recursos-didaticos.html
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