Escola Bíblica Dominical - Método de Debate nas
aulas
Texto Pedagógico
O Método do Debate nas aulas da EBD
O Método do Debate ou Discussão em grupo, no
aspecto pedagógico, consiste em lançar uma pergunta ou uma proposição polêmica
ou instigadora para que os alunos se posicionem contra ou a favor.
A utilização do debate requer a formulação de um
questionamento bem elaborado pelo professor, que provoque nos alunos a
participação, fazendo com que eles exponham suas ideias, seus posicionamentos.
Pode ser usado na introdução de uma aula, para dar
início ao estudo de um tema, com o objetivo de analisar vários pontos de vista
sobre a situação proposta, partindo das ideias diferentes do grupo, obtendo
assim uma aprendizagem cruzada entre os participantes.
No momento das falas dos alunos, é interessante uma
observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo debatido, como
também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer alguns excessos
verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte de alguns
alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se colocar diante
de uma fala contrária a sua.
Então, é recomendável fazer um alerta para os
alunos, antes do início do debate, para que haja respeito ao outro que tem um
posicionamento oposto ao seu, lembrando-lhes que o debate não é uma briga, nem
um ringue de competição de conhecimento nem de pontos de vista contrários, mas,
sobretudo, um momento de estudo sobre um tema, partindo inicialmente das ideias
dos alunos. Lembre-lhes da mansidão e temor apontados no versículo de I Pe
3.15: “... estai preparados para responder com mansidão e temor...”.
É comum num debate que alguns alunos se sobressaiam
mais que outros, por ter conhecimento sobre o tema, por ter mais facilidade
para expor suas ideias. Então, é importante que o professor estimule os demais
alunos a se posicionarem, não deixando que fiquem apenas assistindo, para que
não haja um debate entre 02 ou 03 alunos, monopolizando a discussão.
Existe outra forma de debate conhecida como
Discussão em Painel, que consiste em 02 pessoas diante de um grupo se
posicionarem, um contra e outro a favor, sobre um tema, enquanto os demais
apenas assistem. Depois do debate, poderá ou não haver a discussão com o grupo
maior, com intervenção de um líder ou professor. Os debatedores neste caso
devem ser comunicados a tempo de se prepararem com antecedência, como também o
mediador da discussão deve estar qualificado e ser conhecedor dos pontos de
vista diferentes sobre o tema.
Numa aula de EBD, após o debate, o professor deve
expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em discussão. Dessa
forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de forma
equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos alunos.
Alguns cuidados devem ser observados: nem toda
lição pode ser utilizado o debate, pois é requerido um assunto no qual haja
polêmica. Quando houver um tema que provoque a discussão, elabore uma
proposição ou uma pergunta que facilite o entendimento e estimule o debate. Não
confunda o método do Debate com o de Perguntas e Respostas.
O Método do Debate pode ser agregado à aula
expositiva, possibilitando a participação do aluno de forma efetiva. Então, que
tal utilizá-lo? Para isto, observe as orientações expostas.
Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD
http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2013/08/escola-biblica-dominical-metodo-de.html
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