EBD

HINOS 02

NOVO SOM-CONSOLO E HINOS

Novo Som e Hinos da Harpa

MUSICAS EVANGELICAS ANTIGAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

48-A Escola Dominical e Seus Objetivos










      Ele foi muito claro naquilo que a Igreja deve fazer:
“Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
Mateus 28,19-20.
A escola bíblica dominical faz parte do papel da igreja, pois Deus usa essa ferramenta para o crescimento qualitativo do Reino de Deus, ou seja, preparar crentes maduros capazes de produzir frutos.
A Escola Bíblica leva seus alunos ao ensino da Palavra de maneira eficiente, a fim de conduzi-los ao conhecimento da verdade e a experiências reais com Deus.
É a mais popular das escolas, uma educação de aplicação transformadora, viva, não apenas teórica. Pois está carregada de realidade e senso prático.
Podemos dizer assim que a EBD é um processo de vida, que visa levar os alunos a uma mudança de comportamento para uma vida de temor, santidade e serviço cristão.
1. Por causa da enorme e crescente necessidade de genuíno e sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus; 

2. Porque a EBD é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus; 

3. Porque os objetivos da EBD são os mesmo objetivos da Igreja e, se eles forem alcançados na vida dos alunos, tudo se transformará na vida da igreja local;

4. Porque é na EBD que homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças adquirem uma fé mais robusta e madura, e, assim, estarão prontos e mais aptos a desempenharem suas atividades na obra de Deus; 

5. Porque a EBD desenvolve a espiritualidade e o caráter dos crentes; 

6. Porque a EBD é um dos meios de evangelização que a igreja possui, ou seja, pode-se evangelizar na Escola e através dela. Além disso, é onde o crente aprende a amar e cooperar com a obra missionária; 

7. Porque a EBD é o lugar para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos; 

8. Porque a EBD reúne a família: pais e filhos fortalecem o relacionamento, as crianças crescem na disciplina do Senhor e os casais aperfeiçoam a vida conjugal; 

9. Porque a EBD é uma fonte de avivamento espiritual para a igreja, pois, onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada, o avivamento acontece.

A Escola Dominical é um agente transformador da sociedade, muitas vidas podem ser modificadas através dos ensinos dominicais. Por isso compareça, traga sua família, convide pessoas não crentes para participar das aulas, você como igreja estará praticando o texto de Mateus citado acima.
Temos várias salas de aula para atender todos os públicos da igreja.
Sala para crianças, adolescentes, jovens, adultos e casais. Informe-se.
Estamos esperando por você e sua família !!!!.
=========================================================
Os Objetivos da Escola Dominical – Manual da EB
1.    Ganhar almas para Jesus 140
2.    Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão dos alunos 140
·         Treinar o cristão para o serviço do Mestre 142
A Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina a Palavra de Deus. Ela con­juga os dois lados da comissão de Jesus à Igreja.
A Escola Dominical tem objetivos definidos para atingir. Não se trata apenas de uma reunião domingueira comum, ou um culto a mais. Esses objetivos são três, a saber:
1.    Ganhar almas para Jesus
A Escola Dominical, como iremos mostrar depois, pode tornar-sé num dos mais eficientes meios de evangelização.
3.    O primeiro grande dever do professor da Escola Domini­cal é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos seus alunos aceitem Jesus como Salvador e o sigam como seu Senhor e Mestre. Há professores que ensinam a verdade bíblica durante anos sem nunca verem um aluno convertido, talvez porque nun­ca os levaram a aceitar a Cristo na própria sala de aula. O meio certo de levar almas a Cristo é usar a Palavra e confiar na opera­ção do Espírito Santo (Jo 3.5; 16.8; 1 Pe 1.23). O professor não pode salvar seus alunos, mas pode levá-los a Cristo o Salvador, como fez André (Jo 1.42). A Bíblia não diz: “Ensina a criança no caminho em que ela vai andar, ou quer andar”, mas: “no cami­nho em que ela deve andar” (Pv 22.6 – ARA).
O Salmo 51.13 mostra que o ensino da Palavra conduz à conversão dos pecadores.
‘ B. Aplicação. Temos lido de Escolas Dominicais, cujo rela­tório nacional registra dezenas de milhares de conversões em um ano, evangelizando enquanto ensina nas classes, bem como noutras atividades programadas pela Escola.
1.    Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão dos alunos
2.    O ensino da Palavra é uma obra espiritual. Significa a cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra; é mister cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal modelado pela Palavra de Deus. São os hábitos que formam o caráter e este influi no destino da pessoa. Afirma a psicologia: o pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito conduz ao cará­ter, o caráter conduz ao destino da pessoa. Isso humanamente falando.
3.    Em toda parte vê-se um crescente interesse no campo da instrução secular, notadamente no que tange à infância. Com o devido respeito à essa instrução que temos por indispensá­vel para o progresso e sobrevivência de um povo, queremos afirmar que a escola provê apenas instrução, mas não provê educação. Esta tem que vir do lar e da Igreja, se esta for bíbli­ca fundamental. Deixe a criança sem instrução e veja o resul­tado! O mesmo acontece espiritualmente ao novo convertido, seja criança, jovem, adulto ou idoso.
4.    Uma Escola Dominical dotada de obreiros treinados e cheios do Espírito Santo pode contribuir eficazmente para a implantação da santíssima fé cristã entre os homens. Não podemos esperar isso da escola pública. E a Igreja Evangélica que tem de cuidar disso por meio de sua agência de ensino que é a Escola Dominical.
5.    O futuro do novo convertido (infante ou adulto) depen­de do que lhe for ensinado agora. Nesse sentido, o alvo do professor deve ser o de ajudar cada aluno convertido a viver uma vida verdadeiramente cristã, em inteira consagração a Deus, e cheio do Espírito Santo.
6.    Um dos intuitos, pois, da Escola Dominical, éode fazer de seus alunos, homens e mulheres, verdadeiros cristãos, cujas vidas se assemelhem em palavras e obras ao ideal apre­sentado em Jesus Cristo, conforme lemos em Colossenses 1.28; Ef 4.13. Vê-se, portanto, que a tarefa do professor da Escola Dominical é da máxima importância e do maior alcan­ce, precisando não somente de conhecimentos da matéria (a Bíblia), e da arte de ensinar (Pedagogia) mas também de influenciar e orientar o pensamento do aluno, resultando em contínua moldagem do caráter cristão ideal, no sentido moral e espiritual.
·         Treinar o cristão para o serviço do Mestre
1.    Ao prover treinamento espiritual, a Escola Dominical apresenta ao aluno oportunidades ilimitadas de servir ao divino Mestre. Inúmeros obreiros das nossas igrejas saíram da Escola Dominical. Talvez o leitor seja um deles. Grandes frutos tem produzido a Escola Dominical. O famoso e sempre lembrado evangelista D.L. Moody foi um deles. Esse serviço tanto pode ser na igreja local, como em qualquer parte do país, ou do mundo, aonde o Senhor enviar os seus servos.
2.    O privilégio de contribuir para a causa de Cristo e o dever de empreender alguma espécie de atividade cristã, são coisas que devem ser trazidas à consciência dos alunos da es­cola, com oração.
3.    O lema da Escola Dominical completa deve ser:
·         Cada aluno um crente salvo
·         Cada salvo, bem treinado
·         Cada aluno treinado, um obreiro ativo, diligente, dinâmico.
Assim, o tríplice objetivo pode ser resumido em três frases: aceitar a Jesus; crescer em Jesus; servir a Jesus.
4.    O tríplice alvo da Escola Dominical que acabamos de expor, pode ser plenamente atingido, pois trata-se do traba­lho do Senhor Jesus. O que se requer é obreiros cheios do Espírito Santo e de fé na Palavra de Deus, e treinados para o desempenho de tão elevado ministério. O mandamento divino é que falemos a Palavra (2 Tm 4.2). Sabemos que ela é podero­sa tanto para operar na esfera da mente, como no coração das criancinhas, adultos e encanecidos.
5.    O alvo da Escola Dominical é nobre e elevado em todos os pontos de vista. Ela, na Igreja, cuida das vidas em forma­ção, seja no sentido social ou espiritual. Coopera eficazmente com o lar na formação moral de crianças e adolescentes, instilando neles os hábitos, ideiais e princípios cristãos se­gundo as Santas Escrituras. Nela, também os adultos vão encontrar horas de prazer no estudo bíblico. Mas para que a
Escola Dominical alcance seu objetivo, ela precisa empregar meios e métodos eficazes, sem jamais afastar-se duma esfera genuinamente espiritual.
4.    As Assembléias de Deus no Brasil, sendo, como é sabi­do, o maior movimento pentecostal em todo o mundo, não tem explorado todo o terreno ou potencial da Escola Domini­cal, nem lançado mão de todos os seus recursos. O descuido nessa parte reflete diretamente nas crianças de hoje e nos jovens de amanhã. A orientação e formação de professores, especialmente no setor infantil é uma premente necessida­de. No descuido quanto ao ensino bíblico, os mais prejudica­dos são as crianças. Conforme 2 Reis 4.38-41, podemos pagar muito caro por uma só ignorância espiritual, se assim aplicarmos aquele incidente. Nossas crianças levam em mé­dia 700 horas anuais na escola de instrução secular, prepa­rando-se para uma vida terrena tão curta. Não podem elas passar pelo menos 52 horas na Escola Dominical, preparan­do-se para a outra vida, que é eterna? Um aluno que sempre freqüentou a Escola Dominical, aos 18 anos terá tido umas 936 horas/aula. No mesmo período, numa escola secular, ele terá cerca de 8.000 horas/aula.
5.    Fiquemos certos que o Diabo não dorme quando os tra­balhadores cruzam os braços (Mt 13.25). Uma sua atividade predileta é a de roubar a Palavra de Deus. E isto ele faz de muitas maneiras, até nos púlpitos onde muitas vezes o tempo que seria da Palavra de Deus é desperdiçado com coisas vãs, sem qualquer edificação (Lc 8.12). De nossas observações através do vasto Brasil, verificamos que inúmeras escolas são dirigidas sem muita ou nenhuma preocupação de alvo defini­do, como acabamos de esboçar.
6.    Está sua Escola Dominical atingindo em cheio o alvo que lhe está proposto? Se não, ore, aja, coopere! Faça alguma coisa agora neste sentido!
É tempo de explorarmos o ilimitado potencial latente no vasto campo da Escola Dominical entre nós!
1.    O tríplice alvo da Escola Dominical pode ser plenamen­te atingido, pois a obra pertence a Deus, pela qual Ele vela com insondável amor. O que se requer é obreiros cheios do Espírito Santo e de fé na Palavra de Deus, e treinados para o desempenho de tão elevado mister, como já dissemos.
2.    Pelo testemunho da História, por seus objetivos e pelos frutos alcançados, a Escola Dominical é a melhor escola do mundo. Eis o porque dessa primazia:
·         Seu livro-texto é o melhor do mundo: a Palavra de Deus, o mapa que nos guia ao céu.
·         Seu supremo dirigente é o Deus vivo, Todo-Poderoso e amoroso, que criou os mundos.
·         Seu alcance é o mais vasto do mundo: vai do bebê ao ancião mais idoso.
·         Seus alunos são o melhor povo do mundo: os que co­nhecem e amam a Deus e sua Palavra.
·         Seus resultados são os melhores do mundo, porque são infalíveis, materiais, espirituais e eternos.
Questionário
1.    Cite o tríplice alvo da Escola Dominical.
2.    Cite o meio certo de levar almas a Cristo.
3.    De que depende o desenvolvimento da espiritualidade e do caráter cristão do novo convertido?
4.    Em que resulta a correta formação de hábitos cristãos na criança?
5.    Cite o lema de uma Escola Dominical completa ou padrão.
6.    Cite a colaboração da Escola Dominical para com o lar.
7.    Por que o tríplice alvo da Escola Dominical pode ser ple­namente atingido?
8.    Qual o presente relacionamento do leitor com a Escola Dominical?
9.    Que está você fazendo para a promoção da Escola Domi­nical?
10.   Você, pessoalmente ou através de seus filhos, tem sido beneficiado pela Escola Dominical? Se afirmativo, des­creva os fatos.
11.   Por que a Escola Dominical é a melhor escola do mundo?
Fonte:
Comunidade Rocha Viva
Ministério Educação Cristã
Revista Ensinador Cristão, CPAD
http://www.comunidaderochaviva.com.br/portal/artigos-e-estudos-ebd/119-a-escola-dominical-e-seus-objetivos.html
http://nascidodenovo.org/v4/estudos-biblicos/os-objetivos-da-escola-dominical-manual-da-eb/

Um comentário:

  1. Este é um testemunho que eu direi a cada um que ouça. Eu tenho casado quatro anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve que levar meu amante longe de mim e meu marido me deixou e as crianças e nós sofremos por dois anos até que eu encontrei um post onde este homem Dr.Wealthy ter ajudado alguém e eu decidi dar-lhe uma tentativa de me ajudar a trazer o meu amante de volta para casa e acreditar em mim eu só enviar minha foto para ele e do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro dirigiu para o casa e eis que era meu marido e ele veio para mim e para as crianças e é por isso que eu estou feliz em fazer com que cada um de vocês pareça conhecer este homem e ter seu amante de volta para o seu eu. Seu email: wealthylovespell@gmail.com .OU VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR ELE SOBRE O WHATSAPP USANDO ESTE NÚMERO DE CELULAR +2348164728160.

    ResponderExcluir