O
professor precisa conhecer o que vai ensinar. Corolário da Lei: Quem
pára de "crescer" hoje, pára de ensinar amanhã.
O
professor eficiente é aquele que baseia a seu ensino em uma rica
experiência de vida. Ninguém pode ensinar o que não sabe. Seja humilde e
tenha predisposição para aprender.
1.1
Você quer ser um professor melhor ? Comece então sendo uma pessoa melhor. Eis algumas dicas e
regras:
1.
Qualidades do Bom Professor
1. Autêntico
2. Respeitador
3. Empático
4. Cheio do Espírito Santo
1. Autêntico:
Autêntico vem da palavra Authós (automática, sem ajuda externa,
autêntico, com autoridade). Ser autêntico é ter autoridade, e ter
autoridade é quando você passa a ser o que é para ser - naturalmente, sem
esforço, sem perceber, de forma automática.
2. Respeitador: Se
você respeita seus alunos não irá ensiná-los sem se preparar, sem estar
com uma mente e corpo totalmente direcionado para fazer alunos pessoas
instruídas e melhores.
3. Empático: Do
dicionário Aurélio, empatia é a tendência para sentir o que sentiria caso
estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa. É
se colocar na posição de aluno e o tratar como se fosse você o que
estivesse aprendendo.
4. Cheio do Espírito Santo:
Se você é cheio do Espírito Santo, você é autêntico porque o Espírito
Santo lhe dá a autoridade. Você é respeitador porque ama seus alunos como
Jesus os ama. É empático porque não pensa mais só em você, e sim obedece
a Palavra de Deus e torna-se servo, servindo os outros, como Cristo.
5. AS SETE LEIS DO ENSINO
2. Sete Regras do Bom Professor
1. Preparar a lição com estudo recente. Não se baseie em
conhecimentos do passado.
2. Estudar a lição até tornar-se familiar e clara.
3. Descobrir a ordem natural da lição.
4. Descobrir a relação da lição x aluno.
5. Procurar materiais apropriados para ajudar a comunicar a
verdade da lição.
6. Achar tempo para estudar.
7. Ter um plano de aula.
3. Três Erros Destas Regras
8. Deixar de estudar a lição.
9. Pensar que estudar é tarefa do aluno.
10.
Usar
linguagem ou vocabulário rebuscado/desconhecido.
1.2 Qualidade na Apresentação da Lição Aqui estão sugestões que melhoram a qualidade da
apresentação da lição:
11.
Leia
livros que tratam assunto
12.
Procure
aperfeiçoamento através da prática.
13.
Seja
aberto a críticas construtivas.
14.
Participe
de conferências. seminários e cursos sobre o assunto.
15.
Os
conhecimentos adquiridos devem ser transformados em prática.
1.3 AvaliaçãoAjude
a efetuar mudanças, perguntando:
o
Sente
que mudou alguma coisa ultimamente? E com você?
o
Saberia
especificar a mudança ocorrida e a necessidade de mudança ainda?
o
Você e
seus alunos estão crescendo ultimamente?
o
Quais
seus pontos fortes? E quais o pontos fracos?
o
Tenho
gasto o meu tempo em que?
o
Que
resultado espero de meu atual estilo de vida ?
o AS SETE LEIS DO ENSINO
2. Lei do Ensino
A maneira como os alunos aprendem deve determinar a
maneira como ensinamos. Corolário da Lei:
Não se avalia a nossa eficiência pelo que fazemos mas pelo que nosso
alunos fazem.
"A verdadeira função do professor é criar
condições para que o aluno aprenda sozinho. (...) Ensinar de fato não
é passar conhecimento, mas estimular o aluno a buscá-lo. Poderíamos
até dizer que ensina melhor quem menos ensina"
John
Milton Gregory
Para
ser um professor eficiente, não basta dominarmos o conteúdo a ser
ministrado. Precisamos também conhecer aqueles a quem iremos ensinar.
Devemos
influencia. Não devemos dizer aos alunos aquilo que eles podem
aprender por si mesmos. Devemos fazê-los descobrir verdades através
de nós. Devemos, motivá-los a pensar, a aprender e a trabalhar.
2.1. Metas com a Lei do Ensino
1. Ensinar os outros a pensar
2. Ensinar os outros a aprender
3. Ensinar os outros a trabalhar
Precisamos
mais questionar as respostas do responder as perguntas.
2.2. Quando Apresentar as Respostas Chega um momento que as respostas já deviam ter sido
descobertas mais ainda não foram. Então o momento para dizer ao aluno
as respostas prontas é:
§ Para ganhar tempo.
§ Para não cansar o aluno.
§ Quando ele já estiver motivado o suficiente.
2.3. Avaliação
§ que você quer que seu aluno saiba:?
§ Como irá motivá-lo (que métodos) para que ele saiba
disso?
§ Que matérias você não gosta tanto? Teve maus
professores (desmotivadores) desta matéria no passado?
§ Que matérias você gosta mais? Teve bons professores
(motivadores) desta matéria no passado?
AS SETE LEIS DO ENSINO
3. Lei da Atividade
Quanto maior o nível de envolvimento no processo de
aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido. Corolário da lei: Incentive e dirija as atividades espontâneas do
aluno e, como regra, não lhe ensine o que ele possa aprender por
si, praticando, acertando e errando.
Corolário da lei: Sem reação não há aprendizado.
Esta lei da Atividade é confirmada por muitas
pesquisas modernas na área da psicologia educacional e também por
um provérbio chinês antigo, que diz: "Ouço e esqueço, vejo e guardo
na memória, faço e compreendo".
Quando nós fazemos alguma coisa, o resultado não é
apenas compreender, mas a mudança ocorrida em nós pela atividade
produz aprendizado.
3.1. O Professor Deve Levar o Aluno a Trabalhar
1.
Dar
uma tarefa.
2.
Use
o método de pesquisa.
3.
Use
o método de discussão.
4.
Dê
oportunidades para colocar em prática o aprendizado
5.
Dê
oportunidades para servir.
3.2. Reações do Aluno
6.
Acréscimo
ao que já foi aprendido.
7.
Alterar
uma opinião ou idéia.
8.
Acréscimo
à aprendizagem.
3.3. Como fazer
9.
Atividades
que fornecem
orientação ,sem
imposição.
10.
Atividades
que dêem ênfase à
função à aplicação na prática. Mesmo que errem aprenderão
muito.
11.
Atividades
com objetivos
definidos.
12.
Atividades
que se relacionem
com o processo e
o produto final que queremos.
13.
Atividades
que obrigarão aluno a solucionar
problemas.
3.4. Avaliação
§ Qual o objetivo do que estou fazendo?
§ Vão aproveitar esta leitura ou trabalho pedido?
§ Estamos discutindo a solução dos problemas
encontrados?
§ Que atividades poderiam envolver os alunos mais
intensamente?
§ Estou disposto a praticar em mim mesmo que tenho
aprendido?
AS SETE LEIS DO ENSINO
4. Lei da Comunicação
Para que haja comunicação e necessário que se
estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.Corolário da Lei : A linguagem usada no ensino precisa ser comum ao
professor e ao aluno.
Ensino é atividade centralizada no professor, isto é, a
transmissão da matéria. Aprendizagem é centralizada no aluno,
isto é, a retenção da lição.
Ensino e Aprendizagem é a comunicação entre aluno
e professor. Entre
receptor e emissor.
Derrubar barreiras existentes na comunica é tarefa
do professor. Se o
receptor não entendeu a comunicação, a culpa não é do receptor, e
sim do emissor. Se o aluno não entendeu determinado assunto a
culpa é do professor. Mas e se ele não estava prestando atenção?
A culpa continua sendo professor: ele tem que conseguir
prender a atenção do aluno.
Precisamos eliminar os fatores que provocam
desconcentração. Fazer com que nos digam o que está aprendendo e
como podem aplicar a lição em suas vidas .
4.1. Componentes da Comunicação
Componentes da Comunicação
|
Em outras palavras...
|
Então tudo o que eu quiser comunicar a outrem
gira em torno de...
|
Intelecto
|
Pensamento
|
Algo que conheço
|
Emoção
|
Sentimento
|
Algo que sinto
|
Vontade
|
Ação
|
Algo que pratico
|
Se conheço muito bem determinada coisa, se a sinto
profundamente e ajo em consonância com ela, tenho grandes
possibilidades de ser um excelente comunicador dela. Aliás,
quanto melhor eu a conhecer, quanto mais intensamente a sentir e
a praticar, maior será minha probabilidade de comunicá-la bem.
É como se eu fosse um vendedor. A diferença é que
estou vendendo
idéias, conceitos, e não mercadorias, objetos. Então, para
conseguir vendê-las, preciso conhecê-las muito bem, tenho que
estar profundamente convencido de que são boas, e tenho que
pratica-las eu mesmo. É preciso que elas estejam dando certo para
mim primeiramente.
4.2. Pontes de ComunicaçãoAs relações, ligações ou pontes de comunicação no
Ensino ajudam-nos a entender o que precisamos conhecer para que
estas pontes não sejam cortadas.
Professor --- Lição --- Métodos --- Aluno
4.3. Avaliação
§
que
faz você se entusiasmar? Tem a ver com o Ensino?
§
Você,
professor, crê no que ensina?
§
Você
não usa gestos ao falar? Sua aula e monótona?
§
Você
conhece bem a lição. os métodos e os alunos de sua classe?
§
Que
nota você daria a sua comunicação? E os alunos que nota dariam
sua comunicação?
§
Que
personagens bíblicos foram grandes comunicadores?
§
AS
SETE LEIS DO ENSINO
5. Lei do Coração
O ensino que realmente causa impacto não é o que
passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro. Corolário da lei: Manifestar uma atitude ardorosa e inspirativa
já que o assunto está impregnado de realidade.
Quanto mais o aluno confia em nós, melhor
conseguiremos comunicar o que falamos. Uma vez perdida a
confiança, dificilmente a reconquistamos.
Quando o aluno sente que é amado, dispõe-se a
fazer o que o outro quer.
Os melhores professores não são necessariamente
se que se acham a frente de tudo, que possuem uma grande
inteligência. São aqueles que possuem um grande coração. Ao
ensinarem, fazem-no com todo o seu ser, e atinge o ser daqueles
que ouvem.
5.1. Resumindo
§
É
preciso faiar de coração para coração
§
É
preciso amar seus alunos
§
É
preciso ter um interesse pessoal e genuíno por cada aluno.
§
É
preciso que eles percebam, saibam e sintam esse amor.
5.2. Avaliação
§
Que
alunos você gosta ?
§
Quais
realmente precisam de você ?
§
O
que eles mais apreciam em sua aula?
AS SETE LEIS DO ENSINO
6. Lei da
Motivação
O ensino será
mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente
motivado.Corolário
da lei : A motivação torna o ensino desejável.
Corolário da
lei: A tendência
é repetir as experiências que deram prazer.
Corolário da
lei: A mente
desatenta não verá nem ouvirá nada. Para despertar o aluno precisamos torná-lo
ciente de suas dificuldades e lacunas. QM - Quociente de
Motivação é mais importantes que QI- Quociente de
inteligência.
6.1. Tipos de
MotivaçãoAs
motivações podem não atingir reações adequadas:
a) Motivação
do picolé
§
Se
você se comportar direitinho, ganha um picolé.
§
Se
você decorar duzentos versículos, ganha uma estadia no
acampamento.
O aluno faz o
que lhe mandam, mas faz pelo motivo errado.
b) Motivação
do sentimento de culpa
§
Se
você se comportar, a tia vai chorar e a culpa é sua.
§
Depois
que eu morrer, não adianta levar flores.
§
Se
você não orar oito horas por dia, não será um crente
espiritual.
O aluno não
consegue fazer e se sente frustado.
c) Motivação
do uso da mentira
§
Aceite
Jesus e ele resolverá todos os seus problemas.
Quando
um aluno percebe que foi enganado, nunca mais irá confiar em
você, e talvez não confie mais em ninguém:
d) Motivação
da gratidão
Ao invés de falar
o que Deus espera que façamos por Ele, mostre o que Ele fez
por nós. Desperte o sentimento de gratidão. Gratidão leva ao
serviço, e eles trabalharão, não por imposição, mas por
entenderem e sentirem o por quê de precisarem fazer o
serviço.
6.2. O Professor
Deve Estimular o Pensamento
7.
Chamar
a atenção do aluno.
8.
Despertar
a mente do aluno.
9.
Transformar
a atenção em interesse antes do corpo da lição.
10.
Manter
o nível de interesse elevado.
11.
Apresentar
s verdade e criar espíritos de investigação.
12.
Envolver
o aluno em atividade (veja Lei da Atividade).
13.
Ganhar
tempo do aluno.
6.3.
Para Criar ou Despertar a Espírito de investigação
14.
Faz
o máximo de perguntas.
15.
Encoraje
os alunos a fazerem perguntas.
16.
Saiba
responder as perguntas dos alunos
17.
Algumas
vezes responda as perguntas com outras perguntas.
18.
Não
responda muito depressa.
19.
Encoraje
os alunos a perguntarem a si mesmo: O quê? Como? Por quê?
6.4.
Avaliação
§
Que
métodos você utilizará para que eles se interessem?
§
Como
você procurará saber se os alunos estão interessados? E
desinteressados?
§
Você
é entusiasmado pelo assunto que está ministrando?
|
AS SETE LEIS DO ENSINO
7. Lei da Preparação 0 processo ensino-aprendizagem é mais
eficiente se tanto aluno como professor estão previamente bem
preparados.
Corolário da lei para o professor : A verdade a ser
conhecida deve ser ensinada através de outra verdade já
conhecida.
Corolário da lei para o aluno: O Aluno precisa
reproduzir em sua mente a verdade a ser aprendida.
Os corredores sempre fazem exercícios de
aquecimento antes de uma corrida. Os componentes de uma
orquestra ou conjunto sempre afinam os instrumentos antes de
concerto. O aluno e também o professor precisam de uma
preparação prévia.
A aula bem
preparada e imprevisiva. Quanto mais previsiva for a aula,
menor impacto fará, e portanto menos aprendizagem causará.
7.1. Como
Preparar Uma Lição
a) Tipos de Apresentação
23.
Meandros - repetições e desvios, sem atingir o objetivo
claramente.
24.
Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade,
nada tendo com a lição.
25.
Lição inacabada - falta de um plano de aula, incapaz de acabar
a lição.
26.
Judeu errante - vagueando sem ponto de referência e direção.
27.
Lição acabada . cobre cada ponto da lição, relacionando a
lição à vida do aluno.
b) Passos na Preparação
28.
Estudar
a lição e com antecedência.
29.
Relacionar
a lição à vida dos alunos, adaptando se necessário.
30.
Escolher
os métodos.
31.
Obter
e preparar os materiais a serem utilizados.
32.
Fazer
plano de aula.
c) Partes de uma Lição
Passos
|
Tempo sugerido
|
33.
Introdução
34.
Transição
35.
Corpo
36.
Aplicação Geral
37.
Aplicação Específica
|
10
20
20
8
10
|
d) Partes de uma Lição - Plano 2 - Aula Viva
Passos
|
Tempo sugerido
|
38.
Exposição da Lição
39.
Divisão de grupos pequenos
40.
Diário espiritual ou livro devocional
41.
Encerramento
|
20
20
15
15
|
e) Partes de uma Lição - Plano 3
Passos
|
Tempo sugerido
|
42.
Exposição da Lição - onde estamos
43.
Ensino da lição
44.
Perguntas e Encerramento
|
5
40
15
|
7.2. Vantagens de um Plano de Aula
45.
Fixa
bem a lição na mente do professor.
46.
Dá
ao professor um plano de operação.
47.
Divide
a lição em atividade cronologicamente equilibrada.
48.
Inclui
participação planejada.
49.
Permite
que o professor tenha sempre o alvo em vista.
50.
Convença
sempre seus alunos a fazerem anotações. Isso leva à
participação e, com isso, seus alunos estarão sempre ansiosos
e prontos, preparados para a próxima aula.
7.3. Avaliação
§
Sua
aula é imprevisível?
§
Você
vê seus alunos com freqüência fazendo anotações?
§
Estou
realmente preparando minhas aulas?
§
Minhas
aulas têm conteúdos interessantes que levam os alunos a
anotações?
§
Em
que você precisa melhorar nestes aspectos?
Bibliografia
56.
Franzen,
Edson de Almeida e. A Bíblia da Religião - Livro 30 -
Introdução ao Ensino Cristão. Editora Herr Curitiba (PR),
1998.
57.
Hendricks,
Howard, Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betânia,
Belo Horizonte (MG). 1987
|
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