Escola Bíblica Dominical - Método de Divisão em Grupos nas aulas
Texto Pedagógico
Método de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
O Método de Divisão em grupos, como o próprio nome
sugere, consiste na divisão da totalidade dos alunos em pequenos grupos, com
objetivos definidos para estudo de um tema ou uma atividade, sob a orientação
de um professor ou um líder, com apresentação de resultados.
Este método possibilita a participação, a
comunicação, estimula a troca de ideias, pessoas tímidas se sentem mais
encorajadas para falar e propicia a capacidade de liderança.
Alguns cuidados na utilização deste método precisam
ser observados, como: o assunto principal pode ser desviado, daí a necessidade
de uma liderança firme e habilidosa; há ainda, a possibilidade de uma pessoa
dominar a discussão, deixando de lado os demais componentes sem participação;
quando não há conhecimento do tema, as contribuições dos grupos podem ser
limitadas, dessa forma é interessante uma boa orientação do professor para este
tipo de trabalho.
Os desafios para a utilização deste método, nas
aulas da Escola Dominical, aparecem devido a estrutura da EBD, na qual a
maioria das aulas acontecem dentro do templo e a organização das classes
é feita por agrupamento em bancos de madeira, pesados e difíceis de serem
arrastados. Mesmo assim, há formas de fazê-lo, veja quais as possibilidades:
- Dividir a turma por proximidade, isto é, os
grupos são formados por alunos que estão próximos, sem mexer nos bancos etc.
- Solicitar o uso de uma sala ou outro espaço que
porventura a igreja disponibilize para aulas da EBD; então, é interessante um
agendamento prévio com o superintendente, para que seja reservado este
ambiente, como também realizar a permuta de local, caso alguma turma utilize
costumeiramente aquele espaço.
Durante o trabalho em grupo é interessante, que o
professor passe em cada grupo, tirando dúvidas e observando o direcionamento da
atividade. Dividir os alunos em grupos não significa momento de descanso para o
professor, a atenção deve ser redobrada, tanto no momento da atividade em si,
como na apresentação.
No momento da apresentação, permaneça diante da turma,
ao lado dos alunos de cada grupo. Dessa forma, você estará dando suporte
emocional aos que estão nervosos e sendo assim eles se sentirão mais seguros.
Observe o que está sendo dito, acrescente outras informações e corrija se
necessário.
Geralmente, quando o professor pede que formem
grupos, a tendência natural é que os alunos se agrupem com aqueles que mais
conversam e têm mais interação. Mas, a divisão dos alunos pode ser feita de
forma criativa, dependendo do que você deseja alcançar; se você procura também
promover socialização, veja algumas dicas:
- Distribua recortes de cartolina de cores
diferentes de acordo com o número de grupos que você deseja formar; observe a
quantidade de alunos, veja a quantidade de grupos que podem ser formados e o
número de elementos do grupo, separe a quantidade de cores; distribua
aleatoriamente e solicite que os alunos se grupem pela cor.
- Há ainda uma variação, usando cores diferentes:
colocar o pedaço de cartolina colorida nas costas dos alunos, com fita adesiva,
sem que eles vejam a cor. Depois, peça para que se agrupem de acordo com a cor
que está nas costas. A princípio, eles vão estranhar, pois não estão vendo sua
cor, mas observem as saídas que eles encontrarão, sempre tem alguém que toma a
iniciativa e pergunta qual a cor que ele tem nas costas e também coopera com o
colega falando a cor dele. Então, o agrupamento acontecerá através do ato
colaborativo entre eles.
- Outra maneira de dividir os alunos em grupos é
feita com a utilização de números, que podem ser distribuídos para os alunos
para que formem grupos que tenham a mesma numeração ou, ainda, colocar o número
nas costas, tendo o mesmo procedimento já descrito no parágrafo anterior.
- Utilizar quebra-cabeças para dividir os alunos em
grupos também é possível; para isto, escolha figuras, cole numa cartolina e no
verso trace linhas para formar o quebra-cabeça e recorte; a quantidade de peças
do quebra-cabeça dependerá da quantidade de componentes que você deseja para
cada grupo. Antes de formar os grupos, misture as peças de todos os
quebra-cabeças e oriente os alunos para que procurem outros colegas que tenham
peças referentes a uma mesma figura e monte o quebra-cabeça.
Após a organização dos grupos, perguntem aos alunos
o que acharam da forma para a divisão deles em grupos, reflita sobre a
importância da integração entre eles e comece a atividade proposta. É
interessante ter controle sobre o tempo da atividade, então estipule o tempo
que durará a tarefa e no processo fiquem lembrando aos alunos sobre o tempo já
decorrido ou o que ainda dispõem.
Para o resultado da atividade grupal, o tempo
também deve ser bem controlado. Há diferentes formas de apresentação, podendo
ser escolhida apenas uma pessoa do grupo para isto, ou todos do grupo
apresentam uma parte, com uso apenas da voz ou com algum material
disponibilizado(cartolina, pincel atômico etc) ou se deixar a critério deles,
formas criativas vão aparecer, como esquete, música, poema, mímica etc.
Agregar o método de Divisão em grupos à aula
expositiva é uma forma de dinamizar o ensino e proporcionar a participação dos
discentes no processo de aprendizagem. Utilizá-lo na EBD é possível, observe e
coloque em prática as orientações aqui expostas.
Fonte: Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores da EBD
http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2014/01/escola-biblica-dominical-metodo-de.html
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