O APRENDIZADO
SIGNIFICATIVO EM SALA DE AULA
A sala de aula é um
universo e não há nenhum exagero quando se afirma isso. Os alunos vêm de
estruturas familiares completamente diferentes e isso, por si, já os define
como desiguais.
Cabe ao professor
desenvolver a habilidade de lidar com as mais variadas personalidades e fazer
com que o máximo do conteúdo trabalhado seja apreendido.
I. COMO SER BEM SUCEDIDO
NESSE DESAFIO?
O professor precisa ter
em mente, de forma bem clara, o conceito de aprendizagem que o norteará no
planejamento e desenvolvimento de suas aulas. De acordo com o Dicionário
Aurélio, aprender significa "tomar conhecimento de; reter na memória
mediante o estudo, a observação ou a experiência; tornar-se apto ou capaz de
alguma coisa, em consequência de estudo, observação, experiência, advertência
etc".
Leia também:
* Curso de Professor de
Escola Dominical
* Subsídios para Escola
Dominical
* Lições EBD – Adultos
Já para Hilgard (1973),
"a aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é
modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características
de mudança não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas,
maturação ou estados temporários do organismo". Fontana (1995) conceitua a
aprendizagem como "uma mudança relativamente persistente, no comportamento
potencial de um individuo devido à experiência".
Nessas definições, vale
ressaltar que todo o ato de aprender envolve mudança que acontece pela
experiência.
Segundo o pedagogo Júlio
Furtado, "só há ensino quando há aprendizagem, por isso o papel do
professor não é ensinar, é fazer aprender, colocar-se do mesmo lado da
aprendizagem".
Nessa perspectiva, a
construção do conhecimento não é unilateral e o aprendizado só ocorre
efetivamente quando o professor ajuda seu aluno a construir sentido sobre
aquilo que ele vai aprender. Todavia, para que isso ocorra, é necessário que
velhos paradigmas, que versam sobre os papeis do professor e do aluno na sala
de aula, sejam quebrados ou simplesmente modificados ou adequados à nova
realidade.
1. APRENDIZADO
SIGNIFICATIVO.
A aprendizagem
significativa, como teoria cientifica, é um conceito relativamente novo. Foi
nos anos 60 do século passado que David Ausubel, psicólogo norte americano,
propôs essa teoria, onde enfatiza a aprendizagem de significados como aquela
mais relevante para seres humanos.
Nessa teoria, há três
requisitos primordiais para que ocorra a aprendizagem significativa: a oferta
de um novo conhecimento estruturado de maneira lógica; a existência de
conhecimentos na estrutura cognitiva que possibilite a sua conexão com o novo
conhecimento; a atitude explícita de apreender e conectar o seu conhecimento
com aquele que pretende absorver.
Portanto, colocar em
prática essa teoria na sala de aula para obtenção de resultados positivos
representa quebra de paradigmas e é o grande desafio do professor na
atualidade.
Mas, há três perguntas
que devem ser feitas e respondidas antes do aprofundamento nesse tema:
1) O que é uma aula
significativa?
2) Como ajudar o aluno a
construir o conhecimento?
3) Como finalizar uma
aula significativa?
É necessário compreender
como se aprende para então se aprender a ensinar. A sala de aula, geralmente é
muito heterogénea, então, para haver aprendizagem significativa, a aula deve
ser planejada de modo que facilite a construção de significado, pelo aluno,
sobre aquilo que ele esta aprendendo. Nessa construção de sentido, deve-se
contextualizar o conceito do assunto estudado o mais próximo possível da
realidade do aluno.
Para introduzir um
assunto, o professor precisa alinhar percepções; por exemplo, se o tema da aula
for sobre o Pentateuco, o professor deve sondar a turma sobre o que cada aluno
sabe ou pensa a respeito desse assunto. De posse dessa informação, ele faz um
alinhamento das percepções dos alunos sobre o tema. Logo, o conteúdo será
desenvolvido a partir da interação entre o conhecimento prévio do aluno e os
novos conhecimentos que lhe são apresentados.
Esse conhecimento prévio
é de suma importância à nova aprendizagem, o qual pode ser, por exemplo, um
símbolo já significativo, um conceito, uma proposição, um modelo mental, uma
imagem. David Ausubel chamava-o de "subsunçor" ou
"ideia-âncora".
Em termos simples,
subsunçor é o nome que se dá a um conhecimento específico, que já existe na
estrutura de conhecimentos do indivíduo e que permite dar significado a um novo
conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto. Tanto por recepção
como por descobrimento, a atribuição de significados a novos conhecimentos
depende da existência de conhecimentos prévios fundamentalmente relevantes e da
interação com eles. Desse modo, a aula significativa tem a participação direta
do aluno, fazendo perguntas, expondo suas ideias, mostrando o que já sabe ou
pensa sobre determinado tema.
Essa abordagem,
evidentemente, pode ser usada em todas as disciplinas, cabendo, a cada
professor, fazer as adequações necessárias. Nesse processo, os novos
conhecimentos adquirem significado para o aprendiz e os conhecimentos prévios
também adquirem novos significados, e o mais importante, estabilidade
cognitiva.
A parte final da aula
significativa é a verificação da aprendizagem, que em hipótese alguma deve
deixar de ser feita, pois é com ela que o professor constatará o sucesso de seu
trabalho. Essa verificação de aprendizagem deve apresentar desafios com valor
sócio cultural que, depois de resolvidos, permitirão ao professor checar se os
conceitos foram verdadeiramente apreendidos.
Outro aspecto,
extremamente relevante, é que a aula significativa não depende de recursos
tecnológicos para que ocorra de maneira satisfatória, no entanto se o professor
dispuser dessa estrutura, deve usá-la, de modo que enriqueça ainda mais sua
explanação sobre determinado tema. Para isso, o professor deve estar sempre
atualizado e apto a usar todos os recursos tecnológicos que hoje o mercado
oferece, como datashow, lousa interativa, internet, notebook, tablet, Ipod etc.
Como dizia Sêneca: "Ensinando, aprende-se".
II. APRENDENDO COM O
SENHOR JESUS
Curiosamente, o Mestre
dos mestres utilizou bastante a estrutura de aula significativa nos seus
ensinamentos. A grande maioria de seus seguidores era de pessoas simples, que
nunca estiveram em sala de aula, mas que vivenciavam na sua rotina a cultura
social de sua época. Eram pescadores, pastores de ovelhas, donas de casa,
agricultores, carpinteiros, ferreiros, artesãos, dentre outros. Ele se valia de
elementos do dia a dia de seus ouvintes para transmitir verdades espirituais de
modo simples, mas objetivo. Por exemplo: para expressar o conceito de Reino dos
Céus, o Senhor Jesus se utiliza de elementos conhecidos de seus discípulos,
como a dracma, o trigo e o joio, o grão de mostarda, a rede de pescar, a
pérola. Todos esses elementos eram comuns a todos os seus ouvintes. Eles eram o
conhecimento prévio, o conhecimento âncora ou subsunçor conceituado por Ausubel
no século 20, que o Mestre Jesus usava nas suas "aulas" de maneira
prática e didaticamente perfeita.
Observamos na leitura dos
evangelhos que as pessoas perguntavam, questionavam o Mestre e que ele não os
impedia de falar e, às vezes, até os instigava a falar; e com elementos do seu
cotidiano, os ensinava preciosas lições (Lc 13.18-21; Mt 15. 8-10;Mt 13.24-30;
Mc 4.30-34).
Hoje, vive-se em outro
contexto, porém o princípio da aprendizagem é o mesmo. Esta geração vive na era
da informação, mas, paradoxalmente, nunca se viu tantas pessoas tão
desinformadas ou mal informadas.
Sendo assim, o desafio de
tornar a aprendizagem significativa na sala de aula é possível, seja na escola
secular, seja na EBD, desde que o professor busque também a formação
necessária, j a imersão no estudo dessa teoria da aprendizagem significativa e,
sobretudo, a aplicação desses conceitos em sala de aula para que seus alunos aprendam
a construir o conhecimento, não apenas memorístico, visando uma boa nota na
avaliação, mas, essencialmente, o conhecimento que faça sentido para eles, o
conhecimento que lhes traga algum significado.
Fonte:
http://sub-ebd.blogspot.com.br/2016/08/o-aprendizado-significativo-em-sala-de.html#more
Excelente texto, me auxiliou muito na compreensão da Aprendizagem Significativa e as etapas a serem desenvolvidas durante a mesma.
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