SOU
PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL. E AGORA?
Serviço na Escola Dominical não falta mesmo. Mas,
não se preocupe. Você não está sozinho nessa grande empreitada. Deus está com
você e, acredite, Ele é o maior interessado para que essa parceria dê certo.
O chão foge debaixo de nossos pés; dá aquela
dorzinha básica em algum lugar na região abdominal; passa pela sua mente, como
num filme, todos aqueles rostos,
todos
aqueles alunos, e você pensa: "Opa! Opa! Eu não vou conseguir! Eu não
posso fazer isso, Senhor". E lá estamos nós como Moisés, discutindo com
Ele sobre as nossas inúmeras incapacidades. A seguir, eis algumas dicas se você
está nessa situação.
Primeiro passo
O primeiro passo é entender que ninguém nasce
sabendo e que a busca por conhecimentos e o aperfeiçoamento de nossas práticas
são indispensáveis para se alcançar resultados satisfatórios.
Cursos teológicos, congressos sobre Educação, especialmente
sobre Escola Dominical, poderão auxiliar numa maior intimidade com a Palavra de
Deus que indiscutivelmente é primordial a um professor de ED.
A disciplina
no estudo diário da Bíblia e da lição e a utilização de bons livros expandirão
a mente, o coração e a visão do professor sobre a grande responsabilidade que
há no ensino das verdades espirituais.
É importante que o professor entenda que ele pode
buscar muito mais conhecimento sobre determinado assunto tratado em uma lição.
Imaginem se cada comentarista pudesse colocar ali em cada comentário tudo o que
sabe sobre aquele tema.
Teríamos uma mega lição com muitas e muitas
páginas. Mas ao contrário, faz-se necessário um breve resumo entendendo-se que
cada professor, seja qual for a classe onde leciona, buscará maiores detalhes
sobre o assunto, no intuito de aprimorar e enriquecer a sua aula.
Penso que em cada lição, o comentarista nos aponta
o caminho para um grande tesouro e o seu desejo é que nós mesmos o encontremos!
Segundo Passo
O segundo passo é fazer por merecer, ser digno de
ocupar tal posição. Junto com o cargo de professor vêm inúmeras
responsabilidades que jamais poderão ser menosprezadas. Vejamos algumas:
1) Tenha uma vida de oração: por você, seu
ministério, sua igreja e seus alunos;
2) Conheça profundamente as doutrinas bíblicas que
devem fundamentar sua fé;
3) Seja incondicionalmente obediente ao seu pastor,
aos costumes e regras de sua igreja e aos seus líderes;
4) Seja assíduo mesmo quando não for o seu dia de
lecionar (quantos professores vão à escola dominical somente quando vão dar
aula);
5) Nunca falte sem comunicar com antecedência ao
responsável;
6) Seja um exemplo a ser seguido dentro e fora da
igreja.
O compromisso com a excelência deve ser a bandeira
do professor da ED.
Terceiro passo
O terceiro passo é conhecer o seu público-alvo.
Como haverá bons resultados se professor não conhece seus alunos?
Quando digo "conhecer" não falo somente
das características inerentes de cada idade, aquelas explícitas em livros de
pedagogia, mas também do conhecimento construído através do convívio, da
comunhão, da amizade.
Seja acessível, aproxime-se de seus alunos,
desenvolva laços afetivos que lhe permitirão suprir, debaixo da imensa graça de
Deus, as necessidades específicas de cada um.
A aplicação objetiva e direcionada da poderosa
Palavra de Deus é o remédio eficaz para os males que afligem a alma.
O quarto passo
O quarto passo é se sair bem diante da classe, e
com certeza este tem sido a pior parte para muitos professores.
Como devo me apresentar diante dos alunos?
O que devo vestir?
O que devo ou não falar?
Que técnica usar?
Qual metodologia?
E isso?
E aquilo?
São tantas as dúvidas e poucas as respostas. A
verdade é que há muita teoria do que se fazer ou não fazer, do que usar ou não
usar para se ter um bom resultado, mas a prática do dia-a-dia, a realidade de
cada sala de aula, o perfil de cada professor e de cada aluno, coloca-se na
contramão dessas inúmeras teorias que de maneira nenhuma são descartáveis, mas
infelizmente não aplicáveis em algumas situações.
O importante é conhecer a si mesmo e aquilo no que
se sai bem. Conheça de tudo um pouco, pesquise sobre metodologias, e nunca se
esqueça de que o ideal é diversificar! Não tente imitar outra pessoa, seja você
mesmo.
Evite exageros em tudo: roupas, modo de falar, de
agir.
O simples é tudo! O pouco é mais! Não tenha medo de
dizer que não sabe alguma coisa. Pesquise e traga a resposta na próxima aula.
Não faça da sua aula um culto de testemunho, aliás, do seu testemunho!
Muitos professores ficam o período todo contando
seus "causos" e se esquecem do conteúdo da lição. E claro que
testemunhos bem colocados enriquecem a aula, mas cuidado! Não é proibido
brincar, descontrair, mas cuidado novamente! Menos é mais! Lembra-se? Respeite
os seus alunos, fazendo-se entender.
O uso de palavras difíceis que não fazem parte do
cotidiano de seus alunos poderá ser entendido como um objetivo de se mostrar
superior. Estude bem sua lição, prepare-se adequadamente. Saiba que os alunos
percebem quando o professor está enrolando e sabem quando o professor conhece
mesmo sobre o que está ensinando. O preparo traz segurança e boa desenvoltura e
consequentemente uma boa aula e alunos satisfeitos.
Fonte:
Ensinador Cristão, n° 56 – Divulgação:
sub-ebd.blogspot.com.br
http://sub-ebd.blogspot.com.br/2015/07/sou-professor-da-escola-dominical-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário