Sites para subsidiar as EBDs:
http://escolabiblicadominicalparatodos.blogspot.com.br/
http://escoladominicalparatodos.comunidades.net/
Planejamento de Aula
José Dos Reis ,
Fazer planejamento da aula não deve
ser entendido como mera formalidade, mas como um instrumento de trabalho que
vai proporcionar uma melhor orientação e execução da aula.
Ao preparar a aula,
lembre-se de pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos ensinará...” Jo
14. 26.
O Planejamento de Aula é composto por 5(cinco) partes:
1 – Objetivos: Representam aquilo que você deseja que
seus alunos alcancem com a ministração do tema.
A Lição Bíblica já contém os objetivos formados. Leia-os, observando
de forma criteriosa a intenção contida neles. Você pode elaborar outros
objetivos de acordo com a necessidade de sua turma; tenha cuidado quanto à
concretização de cada um deles durante a aula, para isso, utilize bem o tempo
disponível.
2 – Conteúdo: É o assunto da lição.
A Lição Bíblica apresenta o conteúdo, dividido em tópicos,
facilitando o entendimento gradual do tema a ser estudado. Lembre-se que você
pode e deve buscar outras fontes de consulta. Leia toda a lição pelo menos duas
vezes, observe o que é mais importante na lição, para expor em primeiro lugar
aquilo que é mais relevante.
3 – Metodologia: Refere-se à maneira como você vai
compartilhar o assunto da lição com seus alunos.
Oriento que você utilize a aula expositiva dialogada, associada
a outros recursos de ensino que possibilitem a participação dos alunos e melhor
aprendizagem do tema. Veja alguns exemplos: trabalho em grupo, dramatizações,
projetos pedagógicos, dinâmicas, estudo de caso etc.
Faça aplicação do assunto estudado com a vida
social e espiritual do aluno, quanto mais o ensino se aproxima da realidade,
mais o aluno aprende.
4 – Recurso Didáticos: São instrumentos que facilitam o
processo de ensino e a aprendizagem.
São vários os recursos didáticos. Veja alguns que podem ser
utilizados na EBD: Cartazes, TV, DVD, filmes, documentários, CD-Som, música,
Data-show, retroprojetor e outros que, mesmo não sendo tecnológicos, servem
para potencializar a aprendizagem.
É interessante que o professor saiba utilizar estes recursos.
Se houver dificuldade, peça ajuda. O recurso serve para auxiliar e deve ser
entendido como meio motivador da aprendizagem. Caso você considere que o
recurso lhe atrapalha, é porque você não está sabendo ainda como usá-lo. Mas,
não desista, procure aprender e buscar auxílio.
5 – Avaliação:
Geralmente, quando se fala em avaliação é comum associá-la à
prova, teste, atribuição de notas, mas avaliar vai muito mais além do que isto.
A avaliação na EBD também tem sido alvo de opiniões controvertidas: na verdade,
qual será a finalidade da avaliação na EBD?
Mas, vejamos o que o professor pode realizar:
. Durante a aula, o professor deve observar a expressão
facial e corporal dos alunos, para identificar se estão entendendo o assunto.
. Também deve utilizar-se de perguntas sobre o
assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”
. Pode ainda fazer avaliação escrita ao término
do trimestre, com pontuação e premiação a seu critério.
. O professor deve também oportunizar espaço
para o aluno realizar autoavaliação.
. O professor pode também fazer autoavaliação
ou pedir para que outro colega ou mesmo a turma fale sobre seu desempenho
durante a aula.
Elaborar um planejamento dá o norte de como
seguir na execução da aula, dessa forma o professor vai ministrar a aula com
mais segurança, pois não vai improvisar, utilizando bem o tempo, conhecendo o
conteúdo e os objetivos que deseja atingir, utilizando métodos e recursos
adequados ao tema e ao aluno, pois sabe o caminho a seguir.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz
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