EBD

HINOS 02

NOVO SOM-CONSOLO E HINOS

Novo Som e Hinos da Harpa

MUSICAS EVANGELICAS ANTIGAS

sexta-feira, 18 de junho de 2021

59-COMO MOTIVAR A IGREJA PARA PARTICIPAR DA EBD



COMO MOTIVAR A IGREJA PARA PARTICIPAR DA EBD

 

A Escola Bíblica Dominical precisa de exemplos!

Como motivar a igreja para participar da EBD; todos os obreiros do Senhor têm esta preocupação, e sabem da necessidade e da importância da EBD na formação do caráter cristão.

 

Os dirigentes, superintendentes e professores conhecem suas responsabilidades, e quanto ao rebanho do Senhor; porém como motivar a igreja para participar da EBD?

 

Como motivar as pessoas?

Seria muito bom ter uma resposta pronta ou direta para responder a esta pergunta, e também seria fácil apontar dificuldades estruturais, matérias entre outros.

 

Nós brasileiros vivemos em um pais com dimensões grandiosas; em um meio social diversificado; onde a inúmeras igrejas com denominações diversas, com as características diferentes, isso nos leva a pensar como motivar a igreja para participar da EBD.

 

Exemplo

Quando analisamos a falta de motivação para participar da EBD por parte dos alunos; através entrevistas com pastores, coordenadores, superintendentes e professores, constatamos que o exemplo da liderança é o fator mais importante; sabendo que a falta do mesmo traz desmotivação para a participação na EBD.

 

Primeira analise de exemplo esta sobre a família cristã.

Como motivar a Igreja para participar da EBD

Como motivar a Igreja para participar da EBD – Família

Existe muitos pais que são frequentadores da EBD, existe até pais que são professores de seus filhos na EBD; e aprendemos muito com as aulas, e com os estudos; uma aula bem ministrada é lindo de ver; porém se os pais não forem o exemplo em casa para seus filhos, não adiantar participar da EBD; e os filhos ao observarem, eles os imitam.

 

E quando falamos em aprendizado, estamos falando em algo mais profundo do que simples informação; a informação não transforma; a informação pode deixar alguém com mais conhecimento, já a transformação irá mudar suas atitudes e ações.

 

Aquele que frequenta a EBD e não teve sua vida transformada, foi apenas informado; a mudança é como a santificação, sendo ela uma ação progressiva. Estas mudanças são observadas pelos filhos, que os tem como exemplo.

 

 

O que fazer ?

Os pais devem notar que cada ação está sendo observada, até as pequenas ações podem ser notadas; como motivadores da EBD, os pais devemos ler e estudar a lição durante a semana, inclusive com os filhos, isso demonstra aos filhos compromisso. Os diálogos sobre a igreja ou qualquer departamento sempre deve ser tratados com cuidado; vemos muitos pais conversando e falando mal da igreja entre si e seus filhos sempre ouvindo, chega uma dia, que o filho não quer mais estar na igreja, por ser um lugar tão ruim, foi o que ele ouviu a vida inteira.

 

Os pais devem ser alunos frequentes da EBD, chegar no horário; isso nos leva a entender que é necessário acordar sedo, ter tempo para se preparar e chegar até a igreja antes do início do culto.  Sabemos que o domingo é um dia em que as pessoas querem estar mais tempo descansando, sabemos que é um dia que se acorda mais tarde. Devemos lembrar que domingo é o dia do Senhor, e pais comprometidos devem ser assíduos frequentadores da EBD, e devemos nós alegrar de ir à casa do Senhor Sl 122.1.

 

Segunda analise de exemplo está sobre os professores

Professor

Professor

Como motivar a igreja para participar da EBD, o papel do professor é um dos fatores mais importantes, ele deve ser um exemplo de cristão fiel, pai amoroso e obreiro do Senhor. O que vai demonstrar seu caráter serão suas atitudes fora da sala de aula, lembrando que aprendemos mais com exemplos e menos com palavras.

 

As metodologias pedagógicas implantadas são importantes, a forma como é ministrada, a atenção que se deve ter com cada aluno, como incentiva-los, como orienta-los são importantes, de todos os métodos mais eficaz é o exemplo, temos professores que só frequentam a EBD quando são eles os professores, como alunos raramente aparecem, a outros que levam uma vida indisciplinada, raramente chegam no horário, muitos se esquecem que o que cada um faz é o que realmente estão ensinando.

 

Terceira analise de exemplo está sobre o pastor

Líder

Líder

Motivar a igreja para participar da EBD, é papel do pastor local ou dirigente da congregação, com a ajuda dos obreiros do Senhor. É com muita tristeza que noticiamos que muitos obreiros e até pastores dirigentes que não frequentam a EBD, não valorizam e não veem importância na EBD; alguns dizem que já conhece todo o estudo ministrado, que o assunto é repetitivo, outros se acham doutores, acreditam que o professor tem menos conhecimento que ele, e não pode ensinar alguém como ele. E por último, e não menos importante, estão o pastor ou dirigente da igreja e seus obreiros auxiliares.

 

Observamos que pastores e obreiros não estão presentes na EBD; para eles a EBD não é tão relevante.

 

O exemplo da liderança

O Apostolo Paulo orienta o jovem Tito a ser exemplo para a igreja Tt 2,7; também faz o mesmo com Timóteo 1 Tm 4.12. Sendo o pastor local ou o dirigente pode ser tanto o professor como o aluno, sempre orientando a classe em assuntos difíceis e pontos polêmicos, o obreiro deve estar pronto para contribuir com a aula.

 

O dever do pastor é comunicar a igreja a importância de frequentar a EBD, sendo relevante para a vida pratica dos alunos, sendo seus ensinamentos com base na palavra do Senhor fonte de transformação das famílias e da sociedade.

 

O trabalho do pastor é de reforçar que a EBD é um local de comunhão, um lugar de dialogo, onde a espaço para tirar as dúvidas, que não podem ser feitas nos cultos.

 

Conclusão

Estamos vivendo dias difíceis, dias trabalhosos e devemos fazer a nossa parte para sermos referência e exemplo para o rebanho do Senhor. Seja pai, mãe, professor, pastor, obreiro ou líder sejamos a referência para a congregação, motivando com nosso exemplo a todos. Sendo a referência e o exemplo aplicáveis em qualquer época.


https://professordaebd.com.br/como-motivar-a-igreja-para-participar-da-ebd/


Nenhum comentário:

Postar um comentário