EBD

HINOS 02

NOVO SOM-CONSOLO E HINOS

Novo Som e Hinos da Harpa

MUSICAS EVANGELICAS ANTIGAS

sexta-feira, 18 de junho de 2021

58-O ADOLESCENTE E A EBD



O adolescente e a EBD




O adolescente e a EBD

 

 

Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará. (Daniel 12.3 - NTLH)

 

 

 

INTRODUÇÃO 

A tarefa de ensinar não se resume em instruir, transmitir conhecimento, comunicar conteúdo ou passar informação colhida de um livro. Quem milita na educação cristã (que não se restringe a Escola Bíblica Dominical - EBD) deve estar consciente de que o adolescente, assim como a criança, precisa ter prioridade no que tange o ensino bíblico e que há necessidade de assistência constante por parte da igreja para que possa adquirir uma formação cristã capaz de lhe manter firme diante dos desafios do mundo pós-moderno

Hoje, informações e expectativas que não nos eram acessíveis antes, agora, estão a um click de nossos olhos e ouvidos. Logo, como professores devemos nos perguntar se estamos desenvolvendo bem nosso papel de orientador e discipulador de adolescente nesse processo de transição para a vida adulta. Diante dessa realidade dois pontos basilares devem ser considerados: a família e a igreja. Por vezes, nos deparamos com adolescentes cuja família não está preparada para lidar com o universo desse adolescente. E, às vezes, até mesmo a igreja não está apta para lidar com a realidade do adolescente.

Enquanto igreja não podemos nos distanciar, nem promover um distanciamento do adolescente por causa, por exemplo, de nossos “usos e costumes”. Quem está envolvido com adolescentes, seja na EBD, seja no conjunto (departamento), não pode simplesmente dizer: “na minha época...”. Tal posição não traz solução à condição do adolescente nem tão pouco gera direcionamento.

O adolescente cristão é alguém que vive em dois mundos concomitantemente, ou seja, de forma simultânea, que envolve o lar e a igreja de um lado, e do outro, o próprio universo do adolescente como um todo que encontra na escola um espaço de expressão onde questionamentos são levantados, e descobertas ocorrem numa velocidade cada vez mais rápida, e num volume de informações que nem sempre se traduz em formação já que, muitas vezes, o pensamento exposto em sala de aula, nos debates e discursos sobre aborto, sexualidade, ideologia de gênero, política, drogas e etc são tratados sem considerar a formação familiar ou religiosa do adolescente.

 

 

Além disto, há a influência da cultura, e da própria pós-modernidade em que vivemos como, por exemplo, o corte de cabelo, o tipo de roupa e etc, enfim, fatores sociais que são próprios dessa fase da vida. Há também de se perceber a influência da mídia, em especial, das redes sociais e da tecnologia com seus aparelhos cada vez mais sofisticados à preço, agora, acessível a qualquer um. Tais facilidade trazem enorme influência ao mundo do adolescente.

Nesta vida social fora do ambiente familiar e eclesial começa a haver um choque para o adolescente que se ver diante de questionamentos para os quais não tem, ele, resposta. “E agora, o que respondo?”; “Como faço para manter minhas convicções?”; “O sexo fora do casamento é realmente errado?”; “Posso ficar?”, etc. contrariamente a isso, outros questionamentos surgem quando esse adolescente está na igreja. Como lidar com ensinos recebidos na escola ou pela mídia, contrários ao ensino bíblico na igreja? Como lidar com evolucionismo trazido da sala de aula frente ao criacionismo ensinado pela Bíblia? Como a igreja lida com o assunto do “ficar”, e etc....

É neste ponto que se faz necessário professores e educadores cristãos capacitados e em constante aperfeiçoamento para auxiliar na formação desses adolescentes que é bastante intensa nessa etapa da vida. Não podemos cometer o erro de pensar que pelo fato de estarem na igreja estão livres dos fatos citados acima ou que tais fatos jamais acontecerão a um adolescente cristão. Então, só nos resta, lançarmo-nos como construtores de uma formação de caráter cristão centrado na pessoa do Cristo onde nossos costumes não privem o adolescente de ser adolescente e ainda encontrar respostas bíblicas às questões da vida. O professor da EBD precisa, com urgência, tratar de questões cada vez mais complexas e de diversidade ampla. Pois, a vida em sociedade de um adolescente é muito complexa, com questões que não víamos antes.

 

O PERFIL DO ALUNO ADOLESCENTE

E, desde menino, você conhece as Sagradas Escrituras, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3.15 - NVI)

 

A adolescência é um fenômeno social, e por isso, considerado um período de transição na sociedade moderna. E, justamente por isso é necessário analisarmos os aspectos sociais, emocionais, morais e espirituais dos adolescentes de hoje. Na cultura judaica, por exemplo, essa transição para fase de responsabilidade se dava por meio do “Bar-Mitzvá”, quando o menino judeu, através dessa cerimônia, aos 13 anos de idade, demonstrava ciência da Lei diante da comunidade quando se fazia a leitura de um trecho da Lei na sinagoga, acompanhada de explanações ou não. Na sociedade moderna ocidental, o aniversário de 15 anos para as moças e de 18 para os rapazes marca essa transição para a fase de juventude.

Apesar disso, é a chegada da puberdade [1] que dá as notas dessa transição. Pois, esta, traz consigo não somente a adolescência como as mudanças hormonais. Inicia-se, portanto, as mudanças físicas e comportamentais; bem como a fase dos questionamentos e das descobertas; da atração pelo sexo oposto e tudo mais. Hoje, com a expansão da rede mundial de computadores (world wide web - www), a velocidade com que se recebe as informações em tempo real trouxe nova configuração para o tempo presente. Coisas que o adolescente somente tomaria conhecimento em uma idade mais avançada, agora, está aí diante de si; seja no computador, no tablet ou no celular.

 

 

As redes sociais, a internet, as tvs à cabo, a mídia como um todo está moldando não só o comportamento e a forma de pensar do adolescente, mas de toda a sociedade. E, isso, com princípios e valores contrários à Palavra de Deus. Esse universo que se apresenta para o adolescente acaba por tornar-se, muitas vezes, a razão de conflitos entre o adolescente e seus pais e líderes. É aí que valores começam a serem questionados, os limites são desafiados e respostas são exigidas. Se os pais e/ou professores desses adolescentes não tiverem “antenados com o tempo”, a fim de serem parceiros de diálogos e debates serão considerados ultrapassados e caretas; e os amigos e os ícones (da música, do esporte, da tv, etc.) tornar-se-ão seus únicos referenciais.

É nesse momento que surgem os modismos da idade. Estar na moda é a palavra de ordem, é tudo que o adolescente quer. São as cores que chamam a atenção, um estilo de roupa determinado, uma marca de tênis é procurada, determinadas griffes são desejadas, corte de cabelo diferenciado, etc. Os meninos querem calças larga na cintura, mostrando o elástico da cueca, ou calças apertadas estilo sertanejo. A linguagem é o diferencial dessa fase de transição.

 

 

Tomar conhecimento disso é importante para sabermos como lidar. Pois, até mesmos nossos alunos adolescentes são atraídos para esse novo estilo de vida. Já que, em maior ou menor grau acabam assumindo o comportamento de seus pares. Nisto está o desafio do professor da EBD, pois, justamente por serem adolescentes evangélicos precisam estar bem esclarecidos e orientados por pais e professores para saberem se posicionar diante de assuntos e comportamentos contrários à fé cristã; bem como de ideologias destruidoras e linguagem inconveniente.

 

O PERFIL DO PROFESSOR DE ADOLESCENTE

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, [...] se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. (Romanos 12.6,7 - ARA)

 

Como professores e pais devem estar sintonizados com essa fase para poderem dialogar com seus adolescentes e mostrar-lhes os perigos de certos modismos que são contrários aos ensinos bíblicos. Mostrar-lhes que o “Não”, nem sempre que dizer reprovação ao adolescente ou autoritarismo, mas, muitas vezes, proteção. Os professores da EBD precisam lidar com as mudanças que estão acontecendo na sociedade moderna, a fim de que possam contextualizar suas aulas para que possa fazer sentido ao adolescente. É necessário que, até mesmo, o culto de adolescente seja direcionado para eles. Com louvores e pregação própria para eles. Às vezes para nos aproximarmos deles precisamos abrir mão de atitudes prepotentes de senhores do saber. E, procurarmos construir um diálogo mais amigo e uma linguagem mais próximas deles para que possamos construir relações firmes de amizades para que se sintam seguros em compartilhar conosco suas crises e seus dramas, assim como suas alegrias.

 

 

Como professores precisamos ser o mais íntimo deles o tanto quanto for necessário para podermos orientá-los e aconselhá-los quando transgredirem princípios bíblicos que possam comprometer-lhes a salvação. Somente conseguiremos isso se estivermos acompanhando as mudanças no “mundo do adolescente”, ora rejeitando aquilo que for contrário à Palavra de Deus, ora direcionando para aquilo que trará progresso à vida do adolescente. Há algo que jamais podemos permitir. Que as transformações do tempo presente e a cultura hodierna nos afastem de nossos adolescentes. Há, ainda, outros desafios que os adolescentes enfrentam. São os complexos, ora de inferioridade, ora de superioridade, além da baixa estima por não se verem enquadrados na moda do momento e isso acaba por levá-los a reclusão, a buscar refúgio em seus quartos, atrapalhando, e até mesmo, interrompendo sua própria vida familiar, social e na igreja.

Eles, os adolescentes, estão constantemente em dúvida, buscando a todo tempo, afirmação. Seja nos pais, na família ou nos adolescentes como eles, e também na igreja. Perguntas como “você me acha bonita”; “será que sou mesmo capaz”; “será que posso conseguir”; “E se não der certo?”, e etc. Fazem parte da realidade desses adolescentes. Como professores precisamos reforçar a autoestima de nossos adolescentes e até mesmo fazer elogios. Por ser uma fase de transição, os professores devem sempre estarem atentos com adolescentes que são muito calados, introspectivos e possuem mais dificuldades de entrosamento, que não se veem como parte da classe. Os professores devem verificar se isso não é resultado de bullying ou de rejeição dos demais.

É necessário que o professor sempre demonstre afeto e esteja sempre à disposição para ouvi-los, principalmente quando querem compartilhar seus complexos e incertezas. Somente assim poderemos ajudar a vencerem seus complexos e aportarmos uma direção que os leve ao progresso tanto educacional como emocional e acima de tudo, espiritual. Como já exposto. Nessa fase, tudo está em constante mutação. Em nosso país e também no mundo; o relativismo tem alcançado todas as esferas da vida moderna e os conceitos e valores que até pouco tempo atrás eram considerados imprescindíveis. Hoje, tornaram-se objeto de questões. Os valores da família e da vida em sociedade estão sendo modificados e outros até extintos.

Em meio a isso tudo está o adolescente cristão que está sendo obrigado a conviver numa sociedade erotizada pela mídia, cenas na tv ou imagens compartilhadas em aplicativos de celulares carregadas de teor sexual produzidos para provocar o adolescente. Campanhas nas redes sociais e na mídia televisiva para aceitação da homossexualidade e da bissexualidade como direitos a serem concedidos a seus defensores. Por outro lado, está a questão da violência, em especial nas escolas onde professores sentem-se acuados diante da falta de respeito de seus alunos adolescentes, onde a palavra autoridade perdeu totalmente o sentido para esses adolescentes. Tudo isso são desafios que os professores de adolescentes, em sentido geral, estão a enfrentar. Recai, portanto, sobre o professor da EBD essa difícil tarefa; de formar cidadãos para o céu e para a sociedade, e não somente ensinar seus alunos os princípios do Evangelho como construir neles uma imagem de quem é Deus.

Levando-os a refletir sobre seu amor e vontade para a vida de cada um deles. O professor da EBD precisa, vez por outra, desconstruir conceitos absorvidos em ambientes hostis a fé cristã, como muitas vezes aqueles trazidos da própria escola secular. Precisa discutir questões do tempo presente como suicídio, aborto, eutanásia, sexualidade, etc. Mostrando-lhes a visão bíblica para tudo isso – é o que chamamos de “cosmovisão cristã”. Ensinar-lhes como devem lidar com problemas familiares como divórcio dos pais, briga entre irmãos, desentendimentos familiares e coisas do gênero. 

 

 

Resta aos professores da EBD a nobre missão de instrui-los quanto aos valores do Reino de Deus. E, que posição devem tomar diante das questões da vida, sempre buscando orientação bíblica de pais, líderes e professores cristãos. Não raramente você professor receberá alunos extremamente confusos quanto a sua própria vida, com maneiras de pensar contrários à Bíblia, carregando traumas emocionais e outras questões. Portanto, será necessário desconstruir conceitos limpando-lhes a mente para construir novos a partir da Palavra de Deus, ensinando-lhes os princípios do Reino. O trabalho é de uma reforma completa e compromissada, levando os alunos a perceberem em você mesmo os benefícios do seu ensino. É uma tarefa árdua, mas necessária, sem a qual não colheremos os frutos necessários para o amanhã.

 

CONCLUSÃO

Como parte de um grande projeto divino para construção de uma sociedade melhor e igrejas mais fortalecidas e edificadas em Cristo. Somos chamados por Deus para esta tão nobre tarefa. Precisamos, portanto, buscar desenvolver nosso chamado a fim de que nossos alunos possam aproveitar o melhor daquilo que fazemos. Sempre focando o crescimento espiritual de cada aluno “até que Cristo seja formado” em cada vida colocada sob nossa responsabilidade. Por isso precisamos ser arrojados na transmissão das verdades eternas que podem tornar o adolescente sábio para a vida eterna (2 Tm 3.15). Eis o grande desafio para os professores da EBD: ensinar as doutrinas eternas a pessoas que estão em formação e vivem na realidade de um mundo que muda seus conceitos tão velozmente quanto a velocidade da luz. Portanto, caro professor, nossos alunos esperam sempre mais de nós e Deus conta conosco.

 

Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento, porque a sabedoria vale mais do que a prata, e dá mais lucro que o ouro. (Provérbios 3.13,14 - ARA) 

 

 

 

 

[1] - A palavra se origina de púbis que significa “pelos”. Já que é nessa fase que surgem os pelos na região pubiana (virilha). O termo, contudo, passou a ser usado para descrever as mudanças físicas que surgem no corpo do adolescente (surgimento de acnes, enrijecimento da pele, amadurecimento dos órgãos genitais, e etc.) e que acontecem a partir dos 11 ou 12 anos.


https://www.ebdevoce.blog.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário