Planejamento de Aula
Fazer
planejamento da aula não deve ser entendido como mera formalidade, mas como um
instrumento de trabalho que vai
proporcionar uma melhor orientação e execução da aula.
Ao preparar a
aula, lembre-se de pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos
ensinará...” Jo 14. 26.
O Planejamento de Aula
é composto por 5 (cinco) partes:
1 – Objetivos: Representam aquilo que você deseja que seus
alunos alcancem com a ministração do tema.
A Lição
Bíblica já contém os objetivos formados. Leia-os, observando de forma
criteriosa a intenção contida neles. Você pode elaborar outros objetivos de
acordo com a necessidade de sua turma; tenha cuidado quanto à concretização de
cada um deles durante a aula, para isso, utilize bem o tempo disponível.
2 – Conteúdo: É o assunto da lição.
A Lição
Bíblica apresenta o conteúdo, dividido em tópicos, facilitando o entendimento
gradual do tema a ser estudado. Lembre-se que você pode e deve buscar outras
fontes de consulta. Leia toda a lição pelo menos duas vezes, observe o que é
mais importante na lição, para expor em primeiro lugar aquilo que é mais
relevante.
3 – Metodologia: Refere-se à maneira como você vai compartilhar
o assunto da lição com seus alunos.
Oriento que
você utilize a aula expositiva dialogada, associada a outros recursos de ensino
que possibilitem a participação dos alunos e melhor aprendizagem do tema. Veja
alguns exemplos: trabalho em grupo, dramatizações, projetos pedagógicos,
dinâmicas, estudo de caso etc.
Faça aplicação do assunto estudado com a vida social e
espiritual do aluno, quanto mais o ensino se aproxima da realidade, mais o
aluno aprende.
4 – Recurso Didáticos: São instrumentos que facilitam o processo
de ensino e a aprendizagem.
São vários os
recursos didáticos. Veja alguns que podem ser utilizados na EBD: Cartazes, TV,
DVD, filmes, documentários, CD-Som, música, Data-show, retroprojetor e outros
que, mesmo não sendo tecnológicos, servem para potencializar a aprendizagem.
É interessante
que o professor saiba utilizar estes recursos. Se houver dificuldade, peça
ajuda. O recurso serve para auxiliar e deve ser entendido como meio motivador
da aprendizagem. Caso você considere que o recurso lhe atrapalha, é porque você
não está sabendo ainda como usá-lo. Mas, não desista, procure aprender e buscar
auxílio.
5 – Avaliação:
Geralmente,
quando se fala em avaliação é comum associá-la à prova, teste, atribuição de
notas, mas avaliar vai muito mais além do que isto. A avaliação na EBD também
tem sido alvo de opiniões controvertidas: na verdade, qual será a finalidade da
avaliação na EBD?
Mas, vejamos o que o
professor pode realizar:
. Durante a
aula, o professor deve observar a expressão facial e corporal dos alunos, para
identificar se estão entendendo o assunto.
. Também deve utilizar-se de perguntas sobre o assunto e
expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”
. Pode ainda fazer avaliação escrita ao término do trimestre,
com pontuação e premiação a seu critério.
. O professor deve também oportunizar espaço para o aluno
realizar autoavaliação.
. O professor pode também fazer autoavaliação ou pedir para que
outro colega ou mesmo a turma fale sobre seu desempenho durante a aula.
Elaborar um planejamento dá o norte de como seguir na execução
da aula, dessa forma o professor vai ministrar a aula com mais segurança, pois
não vai improvisar, utilizando bem o tempo, conhecendo o conteúdo e os
objetivos que deseja atingir, utilizando métodos e recursos adequados ao tema e
ao aluno, pois sabe o caminho a seguir.
Fonte:
Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores
de EBD
http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2013/04/escola-biblica-dominical-planejando-aula.html
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