Acesse
nossos Sites e Curta as Nossas Páginas do facebook:
NOSSAS PAGINAS DO FACEBOOK.:
http://www.facebook.com/ProfMarcioDeMedeiros?ref=h
https://www.facebook.com/Empregos-e-Concursos-P%C3%BAblico…/
https://www.facebook.com/Lindasimagens
https://www.facebook.com/pages/EBD-PARA-TODOS/323393887845157
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Prof-Marcio-de-Medeiros/587441861298139
NOSSOS SITES:
http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/ (Blog de estudos bíblicos e varied.)
NOSSAS PAGINAS DO FACEBOOK.:
http://www.facebook.com/ProfMarcioDeMedeiros?ref=h
https://www.facebook.com/Empregos-e-Concursos-P%C3%BAblico…/
https://www.facebook.com/Lindasimagens
https://www.facebook.com/pages/EBD-PARA-TODOS/323393887845157
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Prof-Marcio-de-Medeiros/587441861298139
NOSSOS SITES:
http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/ (Blog de estudos bíblicos e varied.)
http://canalportasabertas.blogspot.com.br/
(Blog de reflexões e palavras positivas)
http://profmarcio.ucoz.com/ (site de jogos, entretenimento e variedades)
http://www.freeonlinegames.com/user/marcio%20de%20medeiros(site de jogos)
http://marciodemedeiros.meusjogosonline.com/(site de jogos)
http://profmarcio.ucoz.com/ (site de jogos, entretenimento e variedades)
http://www.freeonlinegames.com/user/marcio%20de%20medeiros(site de jogos)
http://marciodemedeiros.meusjogosonline.com/(site de jogos)
http://www.epicjogos.com/profile/marcio-de-medeiros.html(site
de jogos)
https://sites.google.com/site/profmarciodemedeiros/
(Este é um site de cultura )
http://prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/contate-nos/
(Site de estudos Bíblicos)
Sites para subsidiar as EBDs:
http://escolabiblicadominicalparatodos.blogspot.com.br/
http://escoladominicalparatodos.comunidades.net/
NOSSOS CANAIS DO YUTUB:
https://sites.google.com/site/profmarciodemedeiros/
(Este é um site de cultura )
http://prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/contate-nos/
(Site de estudos Bíblicos)
Sites para subsidiar as EBDs:
http://escolabiblicadominicalparatodos.blogspot.com.br/
http://escoladominicalparatodos.comunidades.net/
NOSSOS CANAIS DO YUTUB:
https://www.youtube.com/channel/UCNKCGU1tT58tH57InCyEWVA
http://www.youtube.com/channel/UCA7hG5n5Q0GJ-NZvXnHLrFg
http://www.youtube.com/channel/UCA7hG5n5Q0GJ-NZvXnHLrFg
https://www.youtube.com/channel/UC-XrvNr8dcREHcFHTpzpC8A
https://www.youtube.com/channel/UCpDip68IaYCYRWj37g3_nkw
O FUTURO do PROFESSOR
na ESCOLA DOMINICAL
Venho refletindo por longos anos na vida
dos professores de escola dominical, pois penso eu que todos deveriam ter no
mínimo uma formação ou capacitação docente para atuar em tal função( ou seja
ministério) uma vez que estamos diante de uma mescla de gerações cada vez mais
conectadas nas redes sociais e mídia no geral, assistindo tudo ao vivo as
informações e cada vez mais um alunado mais atuante de informações e respostas
rápidas. Mais respostas estas que me pergunto até que ponto com o verdadeiro
sentido do que lêem, cabendo o professor intermediar a construção desta
dependendo da fixa etária do aluno. Há muitas igrejas de posse do oferecimento
de muitos cursos de capacitação, atualização, para poder levarem um
conhecimento de ponta ao aluno contemporâneo, mas o que a realidade tem
mostrado de fato diante das minhas observações e pesquisas diversas nas
denominações, é que o professor HOJE, não quer ESTUDAR o conteúdo a ser
ministrado, não participam da escola dominical para eles mesmos (professores) e
muitas vezes ficam vagando pelos cultos da manhã ou da noite em suas igrejas.
Com isto o conhecimento da Bíblia vai ficando defasado, e levam um conhecimento
também defasado ao aluno, ao passo de que este aluno passa a não mais ter o
interesse em participar das aulas dominicais, ou se vão, vão como uma válvula
de escape de qualquer outro coisa que não se quer fazer. A Bíblia é muito clara
quando Jesus diz errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de DEUS.
ENTÃO cadê o interesse de propor um ensino com maior qualidade ao aluno? O que
uma boa parte dos professores tem feito em sala é um ensino maçante e
tradicional, uma educação bancaria (deposito), onde aluno e professor estão em
uma enorme distancia ficando a cargo do professor a fala. Se nas escolas seculares
isto tem sido mudado pela construção e participação do aluno e incentivo pela
busca do conhecimento, penso que a sala dominical nas igrejas deveria pautar
pelo mesmo desafio e princípios, quem sabe assim teríamos mais alunos em sala.
Quantos professores têm acesso às redes sociais, mídia no geral, e quando
chegam em sala, não existe uma única diferença, interesse em fazer algo
diferente ao aluno em sala, no entanto são professores chatos que não fazem a
diferença em quase nada. Passado e presente observa-se uma gama de recursos de
ensino ou seja (instrumentos para a aula) que cada qual deve ser cuidadosamente
estudado para ser agregado a lição, então fica o ALERTA: professores acordem! E
façam o melhor! SUGESTÕES Área infantil – jovens e adultos. 1- Contando
história Falar claramente Falar com entusiasmo, imaginação e confiança. Olhar
diretamente os alunos. Sentir o que está contando e se esquecer de si, use
gestos, tom de voz, expressão facial, olhares de maneira natural. Se for uma
história imaginaria, dizer logo no início. Usar diálogo, deixar os personagens
falarem. Não interromper a história com perguntas 2- Características essenciais
de uma boa história Mensagem deve ser clara e falar por si mesma. Ter unidade
Ação. Não ter muitos personagens. Imagens bem selecionadas. 3- Preparando uma
boa história Determinar o objeto Ler, estudar, aprender. Analisar Estudar
material suplementar Praticar a narração em voz alta Não decorar. 4- Quatro
divisões de uma história A - Objetivo: Despertar interesse Apresentar
personagens dentro de imagens próprias para cada idade. Criar ambiente Deve ser
breve com poucos detalhes A- Princípios a observar: Não precipitar os
acontecimentos. Não mencionar coisas que não sejam como um fio eletrizante
ligado à história. Não escrever quando é possível sugerir. Na arte de contar,
um mau começo é prenúncio de fracasso. 5- Ação Os eventos seguem cada um com
seu significado para atingir o clímax. 6- Uso de recursos visuais A- Valor
Lições visuais prendem a atenção do aluno. Esclarecem a mensagem. Fixam o
ensino na memória, pois a criança lembra-se muito mais daquilo que vê. B-
Espécies Flanelógrafo. Data show. Livros ilustrados. Fantoches. Transparências.
Fita de vídeo Cenários teatrais Cartazes. Teatro de sombras, entre outros. 7- Princípios
para o uso de visuais Ter o cuidado para que o método visual realmente ilumine
as verdades da lição. Se não será melhor não usá-las. Procurar usar meios
visuais simples, mas bem feitos. Escolha meio visual que sejam claros e fáceis
de enxergar certificar-se de que todos estão vendo. O objetivo do visual não é
divertir o aluno, mas auxiliá-lo. Variar sempre, usar o mesmo visual cansa. A o
contar as histórias em cartazes, usá-las bem alto, não cubrir as figuras com os
dedos. Não fazer gestos com as mãos segurando os cartazes, prestar atenção no
momento certo para trocar as figuras, nunca deixar as figuras para trás ou na
frente de você. 8- Conclusão É o fecho da história, e toda conclusão deve ser
curta e satisfatória. E esta didática vai percorrer diversos campos para se
compor, sendo elas filosóficas psicológicas ou biológicas para ter respostas no
ensino aprendizagem, para isso Gil 2008 vai propor uma lista importante para o
processo de ensino aprendizagem: Importância da relação docente e educando. Reconhecer
procedimentos para lidar com alunos problemas Reconhecer o aluno pelo nome. Dar
e receber Feedback Reconhecer diversidade Reconhecer as inteligências múltiplas
Planejar o ensino a- Educacional b- Institucional c- Curricular d- Plano de
ensino e- Planos de disciplina f- Identificação do plano g- Objetivos h-
Conteúdo i- Ementa j- Bibliografia k- Recursos l- Avaliação m- Cronograma (GIL,
2008) A didática segundo Anastasiou 2004 não pode ser só prescrita técnica, mas
deve ser instrumentalizada para quem se ensina (refletindo sempre que tipo de
profissional (educando) desejo formar?). 9- Recursos metodológicos Advém da necessidade de estar sempre
melhorando os recursos durante a aula de forma que seja como uma constante
reconstrução do que se espera desmistificar e investigar no processo de
ensinagem por isto Gil 2008 Leite e Dias 2010 propõe em sua pesquisa algumas
sugestões, tanto tecnológicas como tradicionais a que se fará uso, a exemplo
que se segue: Aulas expositivas com flexibilidade, e versatilidade com boa
entonação de voz, gestos, contato visual, promover discussão ensinando a pensar
e fazer uso de uma boa organização de tópicos para exposição em aula e propor
bons recursos visuais e promover a participação. Através da linguagem de
hipertextos, gráficos, sons, imagens e animações, tornando a comunicação
dinâmica. Vídeo conferencia E-mail Fórum Chat Web Wiki Conduzir seminários em
equipe a fim de produzir, conhecimento, ideias. Painel integrado com
participação em grupos. Métodos de caso onde dá o caso e busca pelas soluções.
Dramatizações peças e elaborações de roteiros. Atividades fora e dentro de sala
para integração do ensino. Trabalhos (leitura) (escritos) (laboratórios).
Rádios, CDs, DVDs, fotografias. Cinema TV Exposição Power point Textos gráficos
Quadro de giz branco ou tradicional Flip chartiz Retroprojetor Google apps são
aplicativos usados a distancia para educação. Portais educativos, ou portal do
conhecimento. Ambientes virtuais de aprendizagem Blackberry Moodle Estudo
dirigido consiste em fazer o aluno estudar um tema a partir de um roteiro
elaborado pelo docente. Jogos é um recurso importante que permite construir
atitudes e valores, e reflexões. Dramatização é a representação espontânea ou
planejada, ou se desempenhará papeis, e nestes sairá sentimentos, emoções da
vida real. Trabalho em grupo é a possibilidade de troca de experiência entre um
individuo e outro, a fim de expor suas idéias, e organizar o pensamento em
grupo segundo Haidt 2006. Estudo de caso se faz na apresentação de um caso
real, para que se ache uma solução, alternativas dentro da teoria e pratica
aprendida. Estudo do meio se faz através de analises reais do meio natural,
social onde possa este educando participar. Método de Projetos na grande
maioria é proposto pelo educando ou às vezes o docente pode vir a sugerir um
projeto a ser desenvolvido, e desta o docente será o orientador ao educando.
Fotografias Álbum seriado Imanografo Cartazes Gravuras Espécimes Diagramas
Exposição Mural didático Diapositivos Mapas gráficos e diagramas NFC – Japonês
refere-se à carteira computador, onde nela esta contida toda a matéria a ser
ministrada ao aluno pelo docente, não importando a idade. Pois o cartão
magnético identificador, mostrará a atividade pertencente a cada grupo de estudo.
Dinâmica consiste em técnicas que auxiliam na promoção, construção do
conhecimento, em determinados períodos da exposição e construção da aula,
segundo Antunes 1997. Avaliação do processo de desenvolvimento e reconstrução
do ensino aprendizagem. (DIAS, LEITE, 2010). Segundo Hidt 2006 todo material
que se possa selecionar para uso, deve cumprir as regras do processo de ensino
aprendizagem de forma que se possa ser assimilado, conforme interesse
necessidades, de forma dinâmica, de fácil manejo. O assunto abordado no recurso
escolhido deve ser claro, objetivo, atraente, incentivando a participação e a
reconstrução do educando em sala ou fora de sala.
Bibliografia
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos.
Ensinar, Aprender e processos de ensinagem. Joinville, SC: Univille, 2004
ALENCAR, Marcelo. Leitura e assunto Novo todo dia. Nova Escola. São Paulo:
Abril, nº175, p.54 a 57. Setembro. 2004 ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil
gostosuras e bobices. 5ºed. Scipione. 2003 BAMBERGER, Richard. Como incentivar
o hábito de leituras. 7ºed. Ática. 2002. COELHO, Betty. Contar histórias uma
arte sem idade. São Paulo: África. 1986. COELHO, Nelly Novaes. Teoria, análise,
Didática. São Paulo: moderna, 2000. CULLINAN, Bernice E. Brincando de ler
histórias. 1ºed. Tamisa. 2001 DEPARTAMENTO de Educação Cristã. Arte de Contar
Histórias. Patrocínio: Ibel HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática
geral. São Paulo: Ática, 2006. INTERNET Explorer 5.5 em português está na
internet. Literatura Infantil htm. São Paulo: 27 de agosto. 2004. INTERNET,
Google. Imagem. MOREIRA, Eduardo. História sagrada ilustrada em versos, São
Paulo: CEP, 1ºed. KLEIMAN, Ângela. Oficina de literatura, Teoria & Prática.
2ºed. São Paulo: Pontes SILVA, Teodoro Ezequiel. O ato de ler histórias. 1ºed.
São Paulo: Cortez. 2002.
http://www.academicoo.com/texto-completo/o-futuro-do-professor-da-ebd
Angélica Moreira Panarelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário