EBD

HINOS 02

NOVO SOM-CONSOLO E HINOS

Novo Som e Hinos da Harpa

MUSICAS EVANGELICAS ANTIGAS

sábado, 30 de julho de 2016

14-A EBD Necessita ser melhorada, atualizada...









A EBD Necessita ser melhorada, atualizada...

Há grupos ou determinados "movimentos evangélicos" que intentam excluir a Escola Dominical da estrutura geral de suas igrejas. Estes costumam justificar-se dizendo que a ED é antiquada, ultrapassada, obsoleta e já não atende às demandas dos novos tempos. Felizmente isso não é verdade! A Escola Dominical continua viva, vibrante e atual.
Não é o caso de acabar com a Escola Dominical. Ela necessita ser atualizada, melhorada, redimensionada, modernizada etc. Há alguns anos participei de diversos congressos de ED por todo o Brasil. Uma coisa chamou-me a atenção: líderes de igrejas tradicionais, históricas (as que sempre valorizaram o ensino na igreja) estavam preocupados com a continuidade da Escola Dominical como principal ferramenta de educação cristã. Tais líderes até propuseram temas bastante significativos em seus congressos: "Repensando a Escola Dominical"; "Relembrar, refletir e recriar a Escola Dominical". Observem! Por quais razões estariam esses líderes trabalhando com esses temas? Certamente porque algumas dessas igrejas decaíram da posição de guardiãs da educação cristã relevante. Todavia, a despeito disso, não estavam pensando desistir da ED, pelo contrário, desejam reconstruí-la, atualizá-la, modernizá-la. É isso que está acontecendo em todo o Brasil - Todos os que amam a ED e reconhecem sua imprescindibilidade para a saúde espiritual da Igreja de Cristo, estão pensando e repensando em uma nova maneira de geri-la. Banalizá-la? Desprezá-la? Destruí-la? Jamais!
Pr. Marcos Tuler
COMO MELHORAR A ESCOLA DOMINICAL
Descrição: ebd


Antes de tratarmos do tema “Como Melhorar a Escola Dominical”, faremos algumas reflexões sobre a importância da ED no contexto da Educação Cristã.
A – A Escola Dominical não é uma atividade opcional, é uma atividade essencial.
Ela se confunde com a própria essência da Igreja.
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42).
“A Escola Dominical não é uma parte da igreja; é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico.”
OBS: Enquanto as igrejas tradicionais estão repensando a ED, grande parte das igrejas pentecostais somente começaram a pensar na relevância do ensino bíblico sistemático de algumas décadas para cá.
Há algumas décadas atrás, na maioria das igrejas tradicionais, era comum o número de matriculados na ED ser superior ao número de membros da igreja. O que podemos dizer das nossas Escolas Dominicais?
B – Onde fica a ED no programa geral de nossas igrejas? Qual a sua importância?
Conceito: ”A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à   Igreja (Mt 28.20; Mc 16.15). Ela evangeliza enquanto ensina.”
O cumprimento da Grande Comissão através da ED, pode ser visto em quatro etapas:
Alcançar - a ED é o instrumento que cada igreja possui para alcançar todas as faixas etárias.
Conquistar - através do testemunho e da exposição da Palavra: “…serão todos ensinados por Deus…todo aquele que do pai ouviu e aprendeu vem a mim” (Jo 6.45). A conversão é eterna quando acontece através do ensino.
Ensinar - até que ponto estamos realmente ensinando aqueles que temos conquistado?
“O ensino das doutrinas e verdades eternas da Bíblia, na Escola Dominical deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem contudo deixar de ser profundamente espiritual.”
Treinar - devemos treiná-los para que instruam a outros.
I. ATRAVÉS DE UMA EFICIENTE ADMINISTRAÇÃO
1. A administração só será eficiente se houver organização.
Organização lembra ordem, método de trabalho, estrutura, conformação, planejamento, preparo, definição de objetivos.
O crescimento sem ordem é aparente e infrutífero.
“Uma vez que a ordem penetra o universo de Deus, temos base para crer que o céu é lugar de perfeita ordem. Leis preciosas e infalíveis regulam e controlam toda a natureza, desde o minúsculo átomo até os maiores corpos celestes.”
Deus é um ser organizado: planejou a criação; a nossa redenção; a ordem das tribos; o tabernáculo; a multiplicação dos pães, etc.
A organização na Escola Dominical é extremamente necessária. Deverá estar presente em cada fase do trabalho: no planejamento, na execução do plano, e na avaliação dos resultados.
A organização da ED deve ser simples e funcional; de acordo com a realidade de cada igreja.
Razões para a organização:
·         Dividir e fixar responsabilidades;
·         Esclarecer os limites do trabalho a ser realizado;
·         Atender as necessidades das pessoas envolvidas;
·         Garantir resultados satisfatórios.
II. ATRAVÉS DE UM PLANO DE CRESCIMENTO
A Escola Dominical deve crescer tanto em quantidade quanto em qualidade.
As escolas que estão sempre crescendo numericamente, geralmente são as que mais se preocupam com a melhoria da qualidade de ensino. Quais os passos necessários para que a Escola Dominical cresça?
1. Localizar o povo.
Os líderes da ED precisam saber onde se encontra a sua população alvo.
É necessário saber quem são e onde estão os alunos em potencial a serem matriculadas na Escola Dominical. Onde está a fonte de novos alunos?
a) Lista de novos convertidos.
Muitos se convertem e não voltam mais à igreja. Precisamos buscá-los!
Os novos convertidos são como crianças recém-nascidas em Cristo; precisam ser recepcionados e identificados imediatamente após a conversão. (Ficha de identificação e triagem).
b) Relação de visitantes na escola e nos cultos da igreja.
c) O rol de membros da igreja.
O rol de membros é uma fonte quase inesgotável. Faça uma campanha com o lema “Cada crente um aluno”.
O número de matriculados na ED deverá ser maior que o número de crentes no rol de membros da igreja.
d) A comunidade ao redor da igreja.
Faça um recenseamento. Já que o departamento crescerá, os administradores deverão pensar em que direção ele irá crescer.
Faça uma visita ás famílias e convide-as para visitar a Escola Dominical. (Organize uma classe para não crentes.)
2. Promova uma campanha contínua de matrículas.
Existe uma ligação direta entre a matrícula e a presença na ED. Á medida que cresce a matrícula, cresce também a presença.
Para dobrar a freqüência na ED é necessário dobrar a matrícula. (Geralmente, o número de alunos que freqüentam a ED assiduamente, corresponde a metade do número de alunos matriculados.)
a) Que plano de matrícula a sua igreja usa?
® Plano de matrícula contrário ao crescimento
·         Exigência de um novo aluno assistir à classe durante certo número de domingos seguidos, antes de ser matriculado.
·         Desligar qualquer pessoa matriculada que não assista com regularidade à classe.
® Motivos justos para desligamentos: morte; transferência para outra igreja; mudança de residência que impossibilite a assistência à escola; um pedido insistente da parte do próprio aluno.
b) Quando se deve matricular um novo aluno?
Imediatamente, se for esse o desejo dele. Não se deve pôr obstáculos para a efetivação da matrícula.
3. Elabore um programa de visitação.
A visitação visa encorajar os alunos ausentes, e reintegrá-los à vida cristã.
(Todo Domingo, cada classe deve preparar uma lista de alunos ausentes e determinar quem da classe os visitará durante a semana.)
4. Ampliar as estruturas.
Criar novos departamentos, novas classes.
5. Providenciar espaço adequado.
Não adianta pensar em matricular novos alunos, em formar novas classes, se não existe espaço para a nova classe funcionar. Este é um dos principais problemas que explicam o pouco crescimento na maioria das Escolas Dominicais.
“A Escola Dominical crescerá enquanto houver espaço para as classes”
a) Redimensionar o espaço que já possui na igreja.
Um estudo criterioso apontará o espaço não usado ou mal usado.
b) Aproveitar o espaço existente nas casas próximas à igreja ou em escolas públicas ou particulares (Se for extremamente necessário).
c) Realizar a Escola Dominical em dois turnos.
Algumas igrejas realizam duas Escolas Dominicais: uma pela manhã e outra à tarde. Os colégios fazem isto; porque não a igreja?
d) Ampliar a construção.
A igreja que constrói espaço suficiente para a sua ED tem espaço para todas as suas necessidades.
III. ATRAVÉS DO ALISTAMENTO, FORMAÇÃO, E TREINAMENTO DE NOVOS PROFESSORES
Se a ED vai crescer em organização e providenciar espaço para novas classes, naturalmente precisará de novos professores.
Þ Como alistar novos professores? Quais os critérios de escolha? Como identificar um autêntico candidato ao magistério cristão?
VOCAÇÃO
É ideal que o professor tenha vocação para o magistério.
Vocação é a inclinação predominante para um determinado tipo de vida e de atividade, no qual o indivíduo encontra plena satisfação e melhores possibilidades de auto-realização.
É a tendência natural para realizar determinada atividade de modo excelente; aptidão, talento, inclinação.
A vocação floresce no próprio interior da personalidade.
De que modo se manifesta?
A vocação revela-se como um conjunto de predisposições; preferências afetivas, atitudes e ideais de cultura e de sociabilidade.
Temperamento. Temperamentos egocêntricos, fechados, incapazes de abrir e manter contatos sociais comuns com certo calor e entusiasmo, não estão preparados para a função do magistério.
Sociabilidade. A educação e o ensino são fenômenos de interação psicológica e social; este exige comunicabilidade e dedicação à pessoa dos educandos e aos seus problemas.
Amor “paedagogicus”. Simpatia e interesse natural pelos alunos e desejo de auxiliá-los nos seus problemas e anseios.
Geralmente a escolha de um professor favorito se baseia num relacionamento pessoal e não na capacidade para ensinar. Os alunos se lembram dos professores que mostraram interesse especial e cuidaram deles antes de se lembrarem daqueles que tinham bons dotes de oratória.
Apreço e interesse pelos valores da inteligência e da cultura. O professor que realmente tem vocação para o magistério é naturalmente um estudioso, um leitor assíduo, com sede de novos conhecimentos, capaz de se entusiasmar pelo progresso da ciência e da cultura.
APTIDÕES NATURAIS
É ideal que o professor seja pré-qualificado para o exercício de suas funções.
·         Saúde e equilíbrio mental;
·         Boa apresentação;
·         Órgãos de fonação, visão e audição em boas condições;
·         Boa voz: firme, agradável, convincente;
·         Linguagem fluente, clara e simples;
·         Confiança em si mesmo, com perfeito controle emocional;
·         Naturalidade e desembaraço;
·         Firmeza e perseverança;
·         Imaginação, iniciativa e liderança;
·         Habilidade de criar e manter boas relações humanas com seus alunos.
QUALIFICAÇÃO ESPIRITUAL (CHAMADA)
Em linhas gerais, o professor precisa ser um crente fiel, espiritual e seguro conhecedor das doutrinas bíblicas, além de ter comprovada capacidade para ensinar.
Ser chamado por Deus para o ministério do ensino (Ef 4.11,12).
Como identificar os professores genuinamente chamados?
Os chamados têm esmero (dedicação): “…se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7b).
Esmero significa integralidade de tempo no ministério – estar com a mente, o coração e a vida nesse ministério.
Ter um relacionamento vital e real com Jesus Cristo.
Cristo é seu salvador pessoal; salvo-o de todo o pecado e é também Senhor e dono da sua vida.
Esforçar-se em seguir o exemplo de Jesus.
Jesus é o maior pedagogo de todos os tempos; usou todos os métodos didáticos disponíveis para ensinar.
Reconhecer a importância da sua tarefa.
Encarar o magistério cristão com seriedade. Chegará o dia em que cada professor dará contas de si mesmo a Deus (Rm 14.12 Descrição: ;) .
“Muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo” (Tg 3.1).
Disposição de aprender (humildade).
O homem é um ser educável e nunca acaba de aprender. Aprendemos com os livros; com nossos alunos; aprendemos enquanto ensinamos. Não há melhor maneira de aprender do que tentar ensinar outra pessoa. Quando o professor não sabe uma resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe.
Liderança positiva.
·         · Lealdade à igreja e ao pastor: na assistência aos cultos; na participação no sustento financeiro (dízimos).
·         · Ser crente integrado à sua igreja: presença nos cultos e atividades da igreja; manter-se distante dos ventos de doutrinas; eticamente correto.
·         · Viver o que ensina. O professor não pode ensinar aquilo que não está disposto a obedecer. O professor deve personificar a lição.
·         · O professor deve ter um lar cristão modelar.
·         · Apoiar a missão e a visão da igreja local. O professor não deve usar a sala de aula para promover uma revolta contra a direção da igreja.
·         · Ter como alvo o nascimento de uma nova classe a cada ano.
·         · Ter como alvo a geração de novos professores a cada ano.
IV. ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CRIATIVOS
1. Exposição oral.
Aula expositiva ou preleção. Método tradicional usado freqüentemente em escolas de todos os níveis. O professor colocado diante do grupo expõe oralmente a matéria, falando ele só o tempo todo. É o método mais criticado, mas também o mais utilizado. O êxito ou fracasso no seu emprego dependerá da habilidade do professor.
2. Perguntas e respostas.
É largamente utilizado por ensinadores experientes, desde os dias da antigüidade. A eficácia deste método reside no fato de que as perguntas sempre são desafiadoras. A mente, neste caso, não apenas recebe informação, mas a analisa e pondera. Existe todo um processo de reflexão, analise e avaliação que ocorre no cérebro do aluno, enquanto ele recebe a pergunta, medita nas suas implicações e verbaliza a resposta.
3. Discussão ou debate.
O método de discussão ou debate é aquele em que um assunto ou tópico da lição é colocado para ser discutido entre os membros do grupo.
4. Técnicas de trabalho em grupo (Dinâmica de grupo)
Por maior que seja o entusiasmo do professor em incentivar a participação ativa dos alunos, seu sucesso vai depender em última instância de saber organizar atividades que facilitem esta participação. Aí é que entram as técnicas de trabalho em grupo. Eis algumas: grupos simples com tarefa única; pergunta circular; grupos de verbalização e de observação; estudos de casos etc.
V. MELHORANDO A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
Ensinar não é somente transmitir, não é somente transferir conhecimentos de uma cabeça a outra, não é somente comunicar. Ensinar é fazer pensar; é ajudar o aluno a criar novos hábitos de pensamento e de ação.
Ensinar não é só comunicar, mas é necessário primeiro comunicar.
1. A importância da comunicação no processo ensino-aprendizagem.

Para que haja comunicação é necessário que se estabeleça pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Toda comunicação possui três componentes básicos: intelecto, emoção vontade; em outras palavras, pensamento, sentimento e ação.
A maioria dos professores se limita a transmitir a mensagem apenas intelectualmente. Damos pouco peso aos aspectos emocional e vontades da comunicação.
Então, todas as vezes que formos dar aula, devemos responder às seguintes perguntas: o que é que sei e desejo que esses alunos saibam também? O que sinto, e desejo que eles sintam também? O que estou fazendo e quero que eles façam?
2. Qual é o padrão ideal de comunicação e interação entre professores e alunos?
·         · Comunicação unilateral;
·         · Comunicação bilateral;
·         · Comunicação multilateral.
3. O processo da comunicação humana.
O processo da comunicação possui 4 elementos: Emissor, receptor, mensagem, e meio ou canal.
O emissor codifica a mensagem e emite a mensagem. O receptor recebe a mensagem, decodifica (interpreta) e responde ao seu interlocutor (retroalimentação, feed back).
4. Principais problemas de comunicação entre professores e alunos.
·         · Professor está mais preocupado em expor a matéria (transmitir conhecimento);
·         · Professor utiliza conceitos ou termos que ainda não existem na experiência dos alunos novos convertidos;
·         · Professor não se preocupa em aumentar o vocabulário de seus alunos;
·         · Professor coloca tantas idéias em cada exposição que somente algumas delas são compreendidas e retidas;
·         · Alguns professores falam rápido demais ou articulam mal as palavras. Outros, em voz baixa e tom monótono;
·         · Professor não utiliza meios visuais para comunicar conceitos ou relações que exigem apresentação gráfica.
VI. ATRAVÉS DO APOIO IRRESTRITO DO PASTOR
1. Comparecendo e participando.
2. Estimulando (A importância do estudo da Bíblia).
3. Incentivando seus auxiliares do ministério e líderes de Departamento.
4. Investindo na Escola Dominical.
a) Recursos financeiros.
Deve a igreja destinar uma verba regular a fim de que a Escola Dominical possa funcionar sem atropelos e improvisações.
b) Recursos humanos.
Compreende a reciclagem periódica do superintendente e professores.
c) Recursos Técnicos.
Aquisição de material didático, mobílias adequadas e salas pedagogicamente planejadas.
Obs.: Comportamento negativo
- Permitir atividades paralelas à Escola Dominical (Atividades administrativas, tesouraria, serviço de som, afinação de instrumentos musicais, aconselhamento pastoral)
- Não investir, ou investir insuficientemente na área de educação.
A principal parcela do orçamento da igreja sempre é dirigida a outras áreas em detrimento da educacional.
CONCLUSÃO
Todo o trabalho da ED deve passar por uma avaliação periódica. Deve-se objetivar o padrão de Excelência:
1. Como buscar o padrão de excelência?
Comparando o presente progresso (os resultados) com os alvos e objetivos previstos. A partir daí, você vai descobrir a possibilidade de melhorar e aperfeiçoar.
2. Quais as causas do insucesso da sua Escola Dominical?
3. Quais as causas da constante evasão de alunos?
4. A quantidade de alunos em cada classe está dentro dos padrões ideais?
5. A mobília e as instalações são apropriadas?
6. O programa de abertura e encerramento da ED são extensos demais a ponto de suprimir o tempo das aulas?

Fonte:

http://www.batistaesperanca.com.br/?p=3579

Nenhum comentário:

Postar um comentário